Articles

IX Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP em Maputo

In O Mundo de Língua Portuguesa on 20 de Julho de 2012 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da TVI (Portugal) e das Agências Lusa e AngolaPress

.
::: Dilma Rousseff e José Eduardo dos Santos serão as grandes ausências da Cimeira da CPLP.
…..Brasil será representado pelo vice-presidente Michel Temer.
…..Angola será representada pelo vice-presidente Fernando da Piedade dos Santos. :::

A IX Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, em Maputo, não contará com
as presenças de Dilma Rousseff e de José Eduardo dos Santos.

 

O vice-presidente brasileiro, Michel Temer, vai participar na IX Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se inicia nesta sexta-feira, dia 20, em Maputo. O Brasil não conta assim com Dilma Rousseff que não irá ao certame, ao contrário de Portugal que será representado por Passos Coelho e Cavaco Silva.

Temer chegou na quarta-feira à capital moçambicana, onde vai representar a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores brasileiro.

O chefe da diplomacia brasileira, Antônio Patriota, integra a comitiva e vai participar do Conselho de Ministros da CPLP, acrescentou a mesma fonte.

Temer e Patriota também vão manter reuniões bilaterais com o presidente de Moçambique, Armando Guebuza, e com o primeiro-ministro, Aires Ali, além de participar em visitas a projetos de cooperação e locais de investimentos produtivos brasileiros.

O presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, também não irá à reunião da CPLP, e será representado pelo vice-presidente Fernando da Piedade dos Santos. O vice-presidente angolano também representou o país na XIX Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, ocorrida nesta semana, em Adis-Abeba, capital da Etiópia e sede da entidade.

Brasil e Angola serão representados na Cimeira por seus vice-presidentes: respectivamente, Michel Temer e Fernando da Piedade dos Santos.
 

Portugal será bem representado na Cimeira pelo presidente Aníbal Cavaco Silva e pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, também vai estar esta sexta-feira na IX Cimeira da CPLP. Ambos estarão presentes na sessão solene de abertura da Cimeira. Também estão em Moçambique o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, e o secretário de Estado da Cooperação, Luís Brites Pereira.

Sem Dilma Rousseff e sem José Eduardo dos Santos


 

A Cimeira de Maputo contará, então, com os chefes de Estado de seis dos oito membros da CPLP. O evento também significará o fim da gestão de quatro anos do guineense Domingos Simões Pereira como secretário-executivo da Comu-nidade. O cargo será passado ao diplomata moçambicano Murade Isaac Murargy.

Na sexta-feira, Angola passará a presidência rotativa da CPLP para Moçambique, país que acolhe a Conferência da CPLP, fazendo-se representar pelo presidente, Armando Guebuza, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Oldemiro Baloi.

O presidente, Jorge Carlos Fonseca, e o ministro das Relações Exteriores, Jorge Borges, serão os delegados de Cabo Verde, enquanto por São Tomé e Príncipe estarão presentes o presidente, Manuel Pinto da Costa, e o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Manuel Salvador dos Ramos.

Por Timor-Leste, vão estar em Maputo: o presidente da República, Taur Matan Ruak; o presidente do Parlamento Nacional, Fernando Lasama de Araújo – que é também o presidente da Assembleia Parlamentar da CPLP –; e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Zacarias Albano da Costa.

O presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, encontrou-se em Maputo com o presidente de Moçambique, Armando Guebuza, na véspera
da IX Cimeira da CPLP.

Pelos países com estatuto de observadores asso-ciados, conhecem-se já os representantes da Guiné Equatorial (cujo pedido de adesão plena é um dos assuntos na agenda da Cimeira): Vicente Ehate Tomi, primeiro-ministro, e Angel Mokara Moleila, secretário de Estado dos Assuntos Consulares. Faltam conhecer ainda os nomes das Ilhas Maurícias e do Senegal, os outros dois observadores, de acordo com a lista enviada à Agência Lusa.

A Cimeira de Maputo contará com ilustres convi-dados, destacando-se o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e o diretor-geral da Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO), das Nações Unidas, José Graziano da Silva.

.
Os ex-chefes de Estado Joaquim Chissano, de Moçambique, e Jorge Sampaio, de Portugal, estarão presentes na Cimeira, na qualidade de Embaixadores da Boa Vontade da CPLP.

.

Raimundo Pereira, presidente deposto no golpe militar de abril, representará a Guiné-Bissau
na Cimeira da CPLP em Maputo. (Foto: Georges Gobet/France Presse)

 

Presidente deposto representará a Guiné-Bissau
A reunião de chefes de Estado e de Governo em Moçambique abordará a crise política na Guiné-Bissau e o pedido de adesão da Guiné Equatorial à CPLP.

Confirmando-se a posição da CPLP de não reconhecimento do governo estabelecido pelo golpe de abril, a Guiné-Bissau será representada na Cimeira pelo presidente interino deposto, Raimundo Pereira.

A presença de Raimundo Pereira na Conferência de Chefes de Estado e de governo, amanhã, é a reafirmação de que a CPLP só reconhece autoridades legitimadas por eleições. Está também em Moçambique Mamadu Djaló Pires, ministro dos Negócios Estrangeiros do governo derrubado pelos militares, que hoje participa na reunião de Conselho de Ministros.

A Cimeira de Maputo vai ter como tema central “A CPLP e os Desafios de Segurança Alimentar e Nutricional“. Nos países da Lusofonia, há vinte e oito milhões de pessoas que enfrentam grave falta de alimentos em pleno século XXI. Face a esta situação, os líderes da Comunidade vão se reunir em busca de estratégia para a uma solução à crise alimentar.

Criada em julho de 1996 e com sede em Lisboa, a CPLP integra Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

.

— Extraído da TVI (Portugal) e das Agências Lusa e AngolaPress —

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: