Articles

Moçambique: “imprecisão de linguagem” quanto ao Acordo Ortográfico

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 19 de Junho de 2012 by ronsoar Tagged: , ,

::: Governo ainda não ratificou o Acordo, pois terá de passar por votação na Assembleia da República de Moçambique :::

.

Oldemiro Baloi anunciou, por engano, a ratificação do Acordo por Moçambique.

 

O Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique veio a público esclarecer que o país ainda não ratificou o Acordo Ortográfico, como chegou a ser veiculado por diversos órgãos de imprensa no país e no estrangeiro.

O que aconteceu de facto foi que o Governo moçambicano aprovou a proposta de resolução que ratifica o documento, ao que se seguirá à submissão à Assembleia da República de Moçambique.

O mal-entendido surgiu na conferência de imprensa que se seguiu à 19ª. sessão ordinária do Conselho de Ministros, com a sequência de declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, a afirmar, por engano, que o Governo havia ratificado o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

“Na verdade, o Conselho de Ministros, na 19ª. sessão ordinária do dia 7 de junho do corrente ano, aprovou a proposta de resolução que ratifica o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, a submeter à Assembleia da República, a quem em razão da matéria compete a ratificação”, diz o texto do ministério enviado à Agência Lusa.

Reconhecendo o erro, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação emitiu, no dia 11 de junho, um comunicado com um pedido de desculpas aos órgãos de informação pelas “implicações resultantes da imprecisão de linguagem”.

A aprovação da proposta de resolução que, a ser aprovada pelo Parlamento, ratificará o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa é o passo formal de que o país aderirá ao documento formulado em 1990 que introduz alterações à escrita da Língua.

.

— Da Rádio Moçambique e da Agência Lusa —

Deixe um comentário