Articles

EUA: Universidade de Massachusetts em Lowell terá licenciatura em Língua Portuguesa

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 7 de Dezembro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Agência Lusa e da rede TVI (Portugal)
6 de dezembro de 2014

.
A Universidade de Massachusetts em Lowell, no nordeste dos EUA, quer lançar uma licenciatura em Língua Portuguesa. Durante os próximos três anos, a instituição universitária norte-americana vai receber uma série de professores convidados nacionais com o objetivo de ajudar a construir o curso.

De acordo com a universidade, o programa de estudos vai ser inaugurado na primavera de 2015 com Ana Valdez, investigadora do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que está a realizar um pós-doutoramento na Universidade de Yale e já lecionou na Universidade Brown (do Estado de Rhode Island) e na Universidade Colúmbia de Nova York.

A professora portuguesa vai dar início ao projeto com uma disciplina intitulada “A Primeira Globalização: os Portugueses e a Era dos Descobrimentos”, que ilustrará “a história de Portugal e o seu papel no primeiro movimento mundial de globalização, com a expansão da Península Ibérica para África, as Américas e a Ásia, incluindo a chegada dos primeiros europeus ao Japão em 1543”.

Além disso, o programa de Língua Portuguesa daquela universidade norte-americana vai ainda oferecer aos alunos três cursos de línguas no segundo semestre e um curso de estudos de cinema lusófono.

–– Universidade tem Centro de Estudos Portugueses e Culturais ––
Recorde-se que, neste outono de 2014, a Universidade de Massachussets deu já início a um programa de escritores residentes na Universidade com participação portuguesa. A escritora e jornalista lusa Filipa Melo foi a primeira autora escolhida, tendo, em novembro, dado uma palestra com o tema “Whitman e Pessoa, Irmãos no Universo”.

O novo programa de estudos portugueses é possível graças ao apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e do Centro Saab-Pedroso para os Estudos Portugueses e Culturais, adianta a universidade.

O Centro Pedroso-Saab para Estudos Portugueses e Culturais, dirigido pelo professor Frank F. Sousa, foi criado em Massachusetts no ano passado e com a contribuição de Luís Pedroso e do casal Mark Saab e Elisia Saab, empresários de origem portuguesa que doaram cerca de 850 mil dólares (660 mil euros) para o projeto.

O centro de estudos tem parcerias com as universidades de Lisboa e de Braga e permite aos alunos da Universidade de Massachusetts em Lowell frequentarem aulas de português ou fazerem trabalhos de investigação em parceria com as universidades portuguesas, nomeadamente nas áreas da nanotecnologia e das tecnologias amigas do ambiente.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa e da rede TVI (Portugal) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: