Articles

República Checa: Centro de Língua Portuguesa de Praga comemora 10º aniversário

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 4 de Dezembro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Portugal)
2 de dezembro de 2014

.
O Centro de Língua Portuguesa do Camões, I.P. em Praga celebrou o seu 10º aniversário com uma cerimónia que reuniu os embaixadores de Portugal e do Brasil na República Checa, bem como a responsável do Departamento de Estudos Luso-Brasileiros da Universidade Carolina de Praga, professora Sarka Grauová, e ainda lusitanistas, alunos e utentes em geral.

No evento, realizado a 27 de novembro de 2014, os embaixadores de Portugal e do Brasil sublinharam nos seus discursos o serviço deste Centro no apoio à divulgação e promoção da Língua Portuguesa na República Checa. A celebração contou com a atuação do Coral da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo que interpretou, entre outras, peças de Fernando Lopes-Graça (1906-1994) e poemas musicados de Florbela Espanca (1894-1930).

O Centro de Língua Portuguesa (CLP) em Praga atua em três eixos: ação cultural externa, em articulação com a Embaixada da República Portuguesa, representação do Camões, I.P. em organismos internacionais com responsabilidades culturais – caso do grupo EUNIC em Praga (a rede dos Institutos Nacionais para a Cultura da União Europeia) – e promoção da Língua Portuguesa, materializada na oferta de aulas e seminários para o público em geral, bem como na dinamização de um centro de recursos composto por biblioteca, audioteca e videoteca.

Nesta última área de intervenção, o CLP do Camões em Praga presta ainda apoio pedagógico e didático a oito escolas e universidades checas onde a Língua Portuguesa está presente. E também participa ou coorganiza eventos especializados, de que se destacam a Feira Internacional do Livro de Praga, o Prémio Ibero-Americano de trabalhos académicos ou o Prémio “Hieronymitae Pragenses” de tradução literária, dirigido a jovens tradutores de obras em Língua Portuguesa.

Desde 2012, este CLP tutela também a atividade educativa da Escolinha Camões – Escolinha Portuguesa de Praga, que oferece atividades pedagógicas e didáticas em Língua Portuguesa a crianças entre os 2 e os 7 anos de idade.  :::

.
–– Extraído do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Portugal) ––

.
*              *             *

Leia também:
República Checa: “ponto de situação” sobre o Ensino do Português – 27 de outubro de 2012
Sociedade Checa de Língua Portuguesa em Praga – 05 de julho de 2012

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: