Articles

Angola: 4ª. Conferência do Fórum do Ensino Superior em Luanda e Lubango

In Língua Portuguesa Internacional, Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 26 de Novembro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Da Agência AngolaPress

.
Académicos dos países e regiões do mundo de Língua Portuguesa participaram, em Angola, da 4ª Conferência do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (Forges), ocorrida entre os dias 19 e 21 de novembro de 2014.

A conferência foi realizada com o seguinte tema: A expansão do ensino superior nos Países de Língua Portuguesa, estratégias, qualidade e avaliação. Os eventos dos dois primeiros dias foram realizados na cidade do Lubango, e os do último dia na capital de Angola, Luanda.

A 4ª. Conferência do Forges foi coorganizada pela Universidade Agostinho Neto, de Luanda, pela Universidade Mandume Ya Ndemufayo, de Lubango, e conta com o patrocínio do Ministério do Ensino Superior da República de Angola.

Segundo comunicado oficial do Forges, o evento se reveste “de capital interesse e relevância para as instituições do ensino superior destes países e regiões, tanto pelo seu caráter inovador como pelo valor dos temas colocados a reflexão e debate pelos participantes”.

De acordo com o comunicado, a organização da conferência “propõe-se contribuir para a reflexão sobre o modo como o ensino superior se tem afirmado, se afirma, e deverá continuar a melhorar para se afirmar, como essencial para o desenvolvimento dos países e regiões”.

“Os decisores da política educativa, membros dos órgãos de gestão das instituições universitárias, administradores, docentes e investigadores são chamados a refletir e debater alguns dos principais temas estruturantes do ensino superior, nos países e regiões da Língua Portuguesa”, afirma o texto alusivo à conferência.

A agenda foi constituída da abordagem de cinco subtemas: “A importância do Ensino Superior no desenvolvimento dos países e regiões”, “O financiamento e expansão do Ensino Superior”, “A tecnologia e a inovação: redes de cooperação”, “A avaliação do Ensino Superior: modalidades e tendências”, e “Os sistemas de garantia da qualidade no Ensino Superior”.

Segundo o comunicado oficial, os temas têm “a finalidade de enriquecer o conhecimento recíproco, refletir à luz de um leque alargado de experiências, estreitar parcerias, e construir novas pontes de cooperação universitária entre os países de Língua Portuguesa”.

–– “O ensino para melhorar a qualidade de vida” ––
Em entrevista à imprensa, a presidente do Forges, Luísa Cedeira, disse que “as instituições de ensino superior, por serem pilares para o desenvolvimento sustentável de qualquer país, devem dar resposta aos desafios que são impostas pela própria sociedade, apostando cada vez mais num ensino com qualidade e responsabilidade”.

“A conferência constitui um espaço de debate científico e tecnológico para criação de oportunidades para a otimização de valências das áreas de ensino, que vão ajudar a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos da província e do país”, disse então, uma das palestrantes em Lubango, a vice-governadora para o Setor Político e Social da Província de Huíla, Maria João Chipalavela.

“Numa altura em que os Estados no mundo trabalham para combater a pobreza, os países devem empenhar-se em garantir um ensino superior de qualidade e relevante, pois que somente com uma economia baseada no conhecimento poderemos melhorar, cada vez mais, a qualidade de vida das populações”, disse o vice-ministro da Educação de Moçambique, Arlindo Chilundo.

Para a apresentação dos temas, a Forges convidou cerca de 120 gestores, docentes e investigadores de instituições do ensino superior de Angola, Portugal, Brasil, Cabo Verde e Moçambique, bem como de Macau, na China.

A 1ª. Conferência do Forges foi realizada em 2011, na Universidade de Coimbra e na Universidade de Lisboa; a de 2012, no Instituto Politécnico de Macau, na China; e em 2013, na Universidade Federal de Pernambuco, no Recife, nordeste do Brasil.   :::

.
Clique aqui para aceder ao sítio oficial da 4ª Conferência do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (Forges) – de 19 a 21 de novembro de 2014 – Luanda e Lubango, Angola.

.
–– Extraído da Agência AngolaPress ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: