Articles

EUA: visão lusófona no Congresso de Língua e Cultura Portuguesa de Lexington, Massachusetts

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 17 de Novembro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Da Agência Lusa e da LAEF – Luso-American Education Foundation (Lexington, EUA)
15 de novembro de 2014

.
Realizou-se, no dia 15 de novembro de 2014, o 25° Congresso de Língua e Cultura Portuguesa organizado no nordeste dos Estados Unidos da América pela Luso-American Education Foundation (LAEF), a discutir o tema da Lusofonia e do Ensino de Português nas comunidades. O evento ocorreu na sede da LAEF, em Lexington, no Estado de Massachusetts.

Os organizadores consideraram o tema essencial para a projeção internacional da Língua Portuguesa, não apenas no âmbito da América do Norte.

“Estamos na era da Lusofonia, e consideramos que, 25 anos depois do primeiro congresso, era importante juntar vários países que falam português e discutir em conjunto o futuro da Língua”, disse o coordenador do congresso, Paulo Cordeiro, à Agência Lusa.

O responsável defende que “há uma aproximação cultural entre estes países, apesar das diferenças, que são evidentes, que deve ser estimulada.”

“O facto de a Língua ser falada em tantos países, com geografias tão distintas, é uma vantagem que tem de ser aproveitada”, acrescentou o imigrante açoriano.

“Esta aproximação entre as várias culturas lusófonas já acontece nas escolas comunitárias, onde já existem crianças brasileiras e, sobretudo, cabo-verdianas ao lado das portuguesas, o que não acontecia há alguns anos”, explicou Paulo Cordeiro.

Participaram neste congresso o cônsul da República Portuguesa em Boston, José Caroço, e alunos das escolas comunitárias de Cambridge, Peabody e Sommerville, que abordaram o tema do Ensino do Português nos Estados Unidos da América – sobretudo no Estado de Massachusetts.

Diversos temas foram debatidos no congresso em Lexington: o alcance global da Língua Portuguesa, o uso da Língua em uma abordagem da psicologia nos ambientes da casa e da escola, o futuro da literatura em Língua Portuguesa nos EUA e a abordagem multicultural da Língua entre Portugal, Cabo Verde e Brasil.

A LAEF foi fundada em 1963 e tem como propósito promover a cultura portuguesa nos Estados Unidos da América.

Além do congresso, a LAEF organiza todos os anos acampamentos de verão, presta apoio a escolas comunitárias e atribui bolsas de estudo a alunos norte-americanos de Língua Portuguesa.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa e da LAEF – Luso-American Education Foundation (Lexington, EUA) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: