Articles

Brasil: 4º Seminário Ibero-Americano de Diversidade Linguística em Foz do Iguaçu

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 15 de Novembro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasília, Brasil)

.
Entre os dias 17 e 20 de novembro, ocorrerá o 4º Seminário Ibero-Americano de Diversidade Linguística, em Foz do Iguaçu, no oeste do Estado do Paraná. O evento vai discutir políticas públicas para a salvaguarda da diversidade linguística no âmbito dos países ibero-americanos.

O objetivo do encontro é possibilitar a reflexão sobre as experiências e iniciativas desenvolvidas pelos países, sobretudo a política brasileira para a diversidade linguística.

O seminário será também um espaço de levantamento, sistematização e análise de experiências e iniciativas voltadas à promoção do espanhol e do português como segundas Línguas dos países ibero-americanos, assim como nos Estados Unidos, no Canadá, no Caribe e na África Lusófona.

A abertura do seminário estará a cargo do professor José Ribamar Bessa Freire, antropólogo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e especialista em línguas indígenas do Brasil, com palestra explicativa sobre direitos linguísticos e línguas minoritárias.

No dia 18 de novembro, estará presente ao seminário o antigo diretor-executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), Gilvan Müller de Oliveira, a palestrar sobre o cenário atual das Línguas Portuguesa e espanhola.

E o fechamento da conferência será através da palestra do antropólogo espanhol Bartomeu Meliá – do Instituto Superior de Estudos Humanísticos e Filosóficos (ISEHF), de Assunção, Paraguai – sobre a proteção, valorização e preservação do patrimônio linguístico dos países da América Latina.

Durante o seminário, vão ocorrer ainda mais dois eventos ligados à área:
• Nos dias 17 e 20, o Fórum Línguas, Culturas e Sociedades, organizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), também sediada em Foz do Iguaçu;
• E no dia 19, o Encontro de Autoridades Ibero-Americanas sobre Políticas Públicas para a Diversidade Linguística, reunindo representantes oficiais dos governos de 23 países ibero-americanos.

O evento em Foz do Iguaçu também tem a pretensão de incentivar a participação de segmentos das sociedades ibero-americanas que atuam na mobilização social, política e pública, no fomento, na pesquisa e na promoção da diversidade linguística.

O 4º Seminário Ibero-Americano de Diversidade Linguística é coordenado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão vinculado ao Ministério da Cultura do Brasil.  :::

• Mais informações no sítio do seminário na Internet:
<http://diversidadelinguistica.cultura.gov.br/>.

.
–– Extraído do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasília, Brasil) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: