Articles

Lançado em Portugal novo livro sobre a investigação e as políticas para a Língua Portuguesa

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 12 de Novembro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , , ,

Do sítio Local.PT (Portugal) e do Observatório da Língua Portuguesa
11 de novembro de 2014.

.
A difusão da Língua Portuguesa no mundo e a relação entre Língua e cultura são temas em foco na obra A Língua Portuguesa, Teoria, Aplicação e Investigação, da professora catedrática jubilada da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), Maria Helena Mira Mateus.

O livro, publicado pelas Edições Colibri, foi apresentado no dia 11 de novembro na sede do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, em Lisboa.

“Onde estão as marcas da nossa identificação?” Esta é a pergunta central que se desenvolve ao longo do livro. Para respoder a ela, a autora inicia a obra a colocar de forma resumida as posições de filósofos e linguistas que se pronunciaram, em diversas épocas, sobre as relações entre Língua e cultura.

Na segunda parte, são discutidos os dilemas do ensino de Português como Língua Estrangeira, a reconhecer a escola atual como um lugar de diversidade multilinguística e multicultural.

Questões gramaticais do século XVI até ao presente são analisadas na terceira parte. A obra termina com um capítulo que exorta pela necessidade de mas investigações sobre a fonologia da Língua em âmbito internacional.

–– Sobre a professora Maria Helena Mira Mateus ––
A autora Maria Helena Mira Mateus foi presidente da direção do ILTEC (Instituto de Linguística Teórica e Computacional) entre 1985 e 2013. Fundou e presidiu à direção da Associação de Professores de Português e da Associação Portuguesa de Linguística e foi vice-reitora da Universidade de Lisboa.

Suas principais áreas de investigação académica são a linguística portuguesa (fonologia e prosódia) e as políticas de gestão da Língua, e tem inúmeros artigos divulgados por revistas portuguesas e estrangeiras. A professora coordenou em Portugal projetos de apoio ao Ensino do Português a alunos imigrantes.  :::

.
–– Extraído do sítio Local.PT (Portugal) e do Observatório da Língua Portuguesa ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: