Articles

Técnicos angolanos vão elaborar Atlas Linguístico de Angola

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 10 de Novembro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Agência Lusa
7 de novembro de 2014

.
O Instituto de Línguas Nacionais de Angola anunciou que já estão a ser treinados técnicos angolanos para a produção do Atlas Linguístico de Angola.

O diretor-geral do instituto, José Domingos Pedro, declarou que, no dia 11 de novembro, o grupo estará na província do Uíge, para dar continuidade aos trabalhos de formação e recolha de elementos, igualmente realizados nas províncias de Cabinda, Cuanza Sul, Huíla e Cunene.

Um despacho do Ministério da Cultura de Angola autoriza a contratação de investigadores nacionais e estrangeiros para a elaboração do Atlas Linguístico de Angola. Este insere-se no Projeto de Investigação sobre o “Mapeamento Linguístico de Angola”, previsto no Plano Nacional de Desenvolvimento 2013-2017.

De acordo com José Domingos Pedro, o país não tem especialistas de mapeamento linguístico, havendo necessidade de se recorrer a investigadores estrangeiros para apurar quantas línguas existem e o número de variantes.

“Este trabalho visa ajudar sobretudo o Ministério da Educação na política de inserção das línguas nacionais no ensino, agora mais fácil com o resultado do censo populacional”, frisou.

O português é a Língua oficial da República de Angola, mas existem ainda quase duas dezenas de línguas nacionais, estando já oficializadas seis: casos do umbundu (ou ovimbundo), kimbundu (ou quimbundo), kikongo (ou quicongo), tchókwe, oxikwanhama (ou cuanhama) e mbunda.

Além destas, o nganguela (ou ganguela), oxiherero (ou herero), nyaneka (ou nhianeca) e várias outras aguardam pela atribuição do mesmo estatuto, como línguas nacionais.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: