Articles

Simpósio da SIPLE 2014 em Londrina, Brasil – o caráter pluricêntrico do Português e a sua avaliação

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 6 de Novembro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , , ,

Do IILP – Instituto Internacional da Língua Portuguesa e do SIPLE – Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira

.
A Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE) realizará nos dias 6 e 7 de novembro o seu Simpósio de 2014. Este é o tema do evento: O caráter pluricêntrico da Língua Portuguesa e as práticas avaliativas.

O simpósio, que é realizado todos os anos pela SIPLE, terá como lugar o câmpus da Universidade Estadual de Londrina (UEL), cidade do Estado do Paraná, no sul do Brasil.

O objetivo do evento deste ano é de reunir professores, estudantes e investigadores do Brasil e de outros países para debater sobre a importância da formação de professores avaliadores como elemento de integração entre o ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa para falantes de outras línguas.

A abertura do simpósio, no dia 6 de novembro, conta com a conferência “Políticas de avaliação do Português como Língua pluricêntrica e de projeção internacional”, a ser ministrada pelo linguista da Universidade Federal de Santa Catarina, Gilvan Müller de Oliveira, antigo diretor-executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP).

Em seguida, haverá duas mesas plenárias: “Perspectivas sobre a avaliação em Língua Portuguesa”, mediada por Gilvan Müller de Oliveira, e “Avaliação, ensino e formação de professores de português para falantes de outras línguas”, com a mediação da professora Josiane Junia Facundo, da UEL.

No dia seguinte, mais uma mesa plenária sobre “O programa Português Sem Fronteiras”, com a mediação da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Juliana Schoffen. Trata-se do programa oficial de Ensino de Português pela Internet a ser lançado em 2015 pelo Ministério da Educação do Brasil.

Haverá ainda a conferência “Uma abordagem relacional da avaliação formativa em ambientes virtuais”, a ser ministrada pela professora Laura Masello, da Universidad de la República, de Montevidéu, Uruguai. O encerramento do Simpósio estará a cargo da presidenta do SIPLE, a professora Edleise Mendes, da Universidade Federal da Bahia.

Os locais do Simpósio da SIPLE 2014 são o Anfiteatro e salas do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) e o Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), no câmpus da UEL em Londrina.  :::

.
Clique aqui para acessar o ficheiro PDF com a programação do Simpósio SIPLE 2014 – Universidade Estadual de Londrina – Londrina, Paraná, Brasil.

• SIPLE – Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira:
<http://www.siple.org.br/>

.
*              *              *

“Os países de Língua Portuguesa estão muito presentes no cenário econômico mundial, como o Brasil e Angola, por exemplo, e isso contribui naturalmente para aumentar o capital simbólico da Língua”, diz a professora Edleise Mendes como um dos motivos da expansão da Língua no mundo, além da “sedução linguística e cultural em relação aos países de Língua Portuguesa”.

A SIPLE e a importância da Língua Portuguesa no mundo, nas palavras da presidenta da organização, a professora Edleise Mendes, no vídeo do Simpósio da SIPLE realizado em Belo Horizonte em outubro de 2012:

.
–– Extraído do IILP – Instituto Internacional da Língua Portuguesa e do SIPLE – Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: