Articles

Seminário Internacional Diálogo Índia-Brasil II na Universidade do Estado do Rio de Janeiro

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 5 de Novembro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Do Programa de Estudos Indianos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
5 de novembro de 2014

.
Entre os dias 5 e 7 de novembro, será realizado no Rio de Janeiro o Seminário Internacional Diálogo Índia-Brasil II. O evento é uma iniciativa do Programa de Estudos Indianos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O objetivo do seminário é fortalecer a integração acadêmica entre Índia e Brasil. O evento atende às necessidades advindas do surgimento do bloco de nações do BRICS – acrônimo que representa as cinco principais nações emergentes do mundo: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que reúnem 40% da população mundial e tiveram rápida expansão econômica nos últimos anos.

O evento sobre as relações entre Brasil e Índia também remete ao Congresso Internacional Índia e o Mercado Lusófono ocorrido em Panjim, capital do Estado de Goa, em 14 e 15 de janeiro deste ano, com maior foco comercial. E realça o importante legado histórico de relações de mais de 500 anos entre a Índia e o mundo lusófono, bem como a importância da preservação da Língua Portuguesa como marca da identidade cultural de Goa.

“O estabelecimento de elos acadêmicos entre os dois países é importante para a produção de conhecimento capaz de sustentar a comum demanda de ambas as sociedades: um desenvolvimento social, econômico e político equilibrado e consistente”, diz o comunicado da página oficial do evento da UERJ.

“Acreditamos que o Seminário Internacional Diálogo Índia-Brasil II será importante para o estreitamento dos laços entre Brasil e Índia e para a ampliação dos horizontes acadêmicos em diversas áreas no Rio de Janeiro, realçando a importância da Índia no mundo contemporâneo e a nossa capacidade em pensar, produzir e aprender em colaboração e entendimento com os pesquisadores indianos”, conclui o comunicado.

O evento, a ser realizado no câmpus Francisco Negrão de Lima, da UERJ, é voltado a estudantes de graduação e pós-graduação e Profissionais ligados às relações entre Brasil e Índia.

–– A programação do Seminário Índia-Brasil no Rio de Janeiro ––
O evento conta com a abertura a ser feita pelo Embaixador da Índia em Brasília, Ashok Tomar, e com o representante do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Renato Flores.

Na quinta-feira, 6 de novembro, duas comunicações sobre as relações Brasil-Índia: um balanço das relações comerciais, na comunicação de Leonardo Ananda Gomes (da Câmara de Comércio Brasil-Índia) e de Leane Naidin (da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RJ); e sobre o quadro atual das relações gerais binacionais, na comunicação de Aparajita Gangopadhyay (da Universidade de Goa) e Adriana Abdenur (da PUC-RJ).

E na sexta-feira, destaca-se a comunicação sobre novas perspectivas das abordagens de Goa com o mundo lusófono, a ser feita por Célia Tavares (da UERJ) e Patrícia Souza de Faria (da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). E a comunicação sobre a integração acadêmica entre o Brasil e a Índia, a ser feita por Amit Bhaya (da Universidade Federal do Rio de Janeiro).

No final da conferência, ocorrerá no local a reunião do conselho acadêmico do Programa de Estudos Indianos da UERJ.

O Seminário Internacional Diálogo Índia-Brasil II é uma sequência do seminário com o mesmo tema, que teve lugar em Goa, em 2011, a cargo do Centro para os Estudos Latino-Americanos e Internacionais, na Universidade de Goa.  :::

.
Clique aqui para ter acesso à programação do Seminário Internacional Diálogo Índia-Brasil II – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, Brasil.

• Programa de Estudos Indianos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro:
<http://www.peind.org/>

.
–– Extraído do Programa de Estudos Indianos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil) ––

.
*              *              *

Leia também:
Português: Língua libertadora para o povo de Goa – Jason Keith Fernandes – 29 de janeiro de 2014
Goa, a ponte da Índia para o mundo lusófono – Loro Horta – 14 de janeiro de 2014
“Fala Português?” – a importância da Língua Portuguesa para a Índia – Constantino Xavier – 13 de janeiro de 2014

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: