Articles

Portugal e Brasil anunciam acordo de produção audiovisual para as televisões públicas da CPLP

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 1 de Novembro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , , , ,

Da Agência Lusa
31 de outubro de 2014

.
Portugal e Brasil anunciaram investimentos de cerca de 3,2 milhões de euros em um programa de financiamento de produção audiovisual no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O secretário de Estado da Cultura da República Portuguesa, Jorge Barreto Xavier, visitou o Brasil para participar em vários encontros de cooperação no setor entre os dois países.

No dia 29 de outubro, Jorge Barreto Xavier assinou um acordo de parceria para o investimento de 3,2 milhões de euros, na “produção e difusão de conteúdos audiovisuais” entre os países-membros da CPLP.

Dos 3,2 milhões de euros, Portugal investirá um milhão de euros e o Brasil a restante verba, a ser aplicada em três iniciativas distintas e envolvendo as televisões públicas de cada Estado-membro.

As áreas abrangidas pelo acordo de parceria são a produção e difusão televisiva de documentários (DocTV CPLP), a produção de obras de ficção (FicTV CPLP) e intercâmbio de documentários (o programa Nossa Língua).

De acordo com o gabinete do secretário português da Cultura, este programa de apoio deverá começar em 2015 e os primeiros projetos concluídos deverão ser apresentados em meados de 2016.

O DocTV CPLP prevê a coprodução de um documentário em cada um dos países da Comunidade, de cerca de meia hora de duração, para posterior exibição nas emissoras públicas de televisão.

O FicTV CPLP incluirá a coprodução de um telefilme de ficção, a partir da adaptação de uma obra literária de um país lusófono.

E o programa Nossa Língua consistirá na criação de uma programação semanal com documentários “sobre as realidades nacionais de cada Estado-membro nas respectivas televisões”.

–– Entrega do Prémio Camões a Alberto da Costa e Silva ––
Jorge Barreto Xavier esteve na quarta-feira, 29 de outubro, na cerimónia de entrega do Prémio Camões de 2014 ao escritor brasileiro Alberto da Costa e Silva, na sede da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

O principal prêmio literário do mundo lusófono foi atribuído a Alberto da Costa e Silva em maio deste ano. A cerimônia de entrega do Prémio Camões ocorreu no mesmo dia em que se celebraram os 204 anos de fundação da Biblioteca Nacional.
“Esse prêmio foi criado para homenagear os escritores de Língua Portuguesa. E eu fico muito feliz de ter sido incorporado a essa galeria do Prêmio Luís de Camões”, disse o autor brasileiro em agradecimento durante a cerimónia realizada no Auditório Machado de Assis, no prédio da Biblioteca Nacional.

Na sexta-feira, dia 31 de outubro, o secretário de Estado português visitou diversos espaços culturais no Rio de Janeiro para a criação do futuro Centro Cultural Português do Instituto Camões. Jorge Barreto Xavier também visitou a Fundação Luso-Brasileira, visando preparar a representação portuguesa para as comemorações dos 450 anos de fundação da Cidade do Rio de Janeiro.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: