Articles

Brasil: Feira do Livro de Porto Alegre chega à 60ª edição

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 31 de Outubro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , ,

Do Portal Brasil, da Agência Lusa e da Agência RBS (Porto Alegre, Brasil)
31 de outubro de 2014

.
Realizada de forma ininterrupta há 60 anos, a Feira do Livro de Porto Alegre é hoje um dos maiores eventos culturais do sul do Brasil. Oferece obras de todos os gêneros e também promove centenas de atividades gratuitas para públicos de todas as faixas etárias por meio da programação cultural, envolvendo escritores, ilustradores, mediadores da leitura e contadores de histórias, entre outros convidados de âmbito nacional e internacional.

A Feira do Livro da capital gaúcha é a maior do gênero a céu aberto na América Latina e já acolheu nomes importantes das letras lusas, como Valter Hugo Mãe e Francisco José Viegas. Neste ano, a presença literária portuguesa em Porto Alegre reúne o autor contemporâneo Gonçalo M. Tavares, autor de Jerusalém (2004), e o escritor, músico e ator Nuno Camarneiro, que fará sessão de autógrafos do livro Debaixo de Algum Céu (2012).

O certame também receberá outros autores internacionais, como o espanhol Javier Moro, o israelense Nir Baram e o mexicano Francisco Martín Moreno.

O Canadá é o país homenageado na 60ª edição do evento e será representado por oito escritores, como a jornalista investigativa Isabel Vincent, do jornal norte-americano The New York Post, e a escritora de Montreal, Claire Varin, importante pesquisadora no estrangeiro sobre a obra de Clarice Lispector.

A Área Internacional, um dos pontos altos da Feira e que reúne o maior acervo multilíngue do Estado, voltou a ser instalada em frente ao Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). Entre as novidades na estrutura, estão a nova praça de alimentação e o retorno da Sala das Nações, local reservado para eventos de países participantes e aulas sobre culturas estrangeiras.

–– “A livraria ao povo”: 60 anos da Feira do Livro de Porto Alegre ––
A Feira do Livro de Porto Alegre foi idealizada pela jornalista Say Marques e realizada pela primeira vez em 1955 com a ideia de popularizar e facilitar o acesso da população à produção literária. “Se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo”: esta era a divisa da primeira edição do evento.

Ao longo dos anos, as primeiras 14 barracas de madeiras com os livros foram sendo substituídas por estandes e uma programação cultural com participação de autores nacionais e estrangeiros, além do atendimento ao público em geral nas diferentes faixas etárias.

Em 2005, a Feira do Livro de Porto Alegre foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio Grande do Sul e, em 2010, ganhou o título de Patrimônio Imaterial da Cidade de Porto Alegre pela Secretaria Municipal de Cultura.

A edição deste ano acontece de 31 de outubro a 16 de novembro, na Praça da Alfândega, no centro histórico da capital gaúcha. A feira contará com 127 expositores espalhados nos 8 mil metros quadrados de área coberta, com uma programação especial para adultos – serão 130 mesas-redondas, 28 oficinas e cerca de 70 apresentações artísticas – e mais de 350 atividades para crianças e adolescentes.

.
Clique aqui para acessar a programação completa da 60ª Feira do Livro de Porto Alegre – Porto Alegre, Brasil.

.
–– Extraído do Portal Brasil, da Agência Lusa e da Agência RBS (Porto Alegre, Brasil) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: