Articles

Inocência Mata: há “cinco situações diferentes” de Língua Portuguesa em África

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 26 de Outubro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Agência Lusa
23 de outubro de 2014

.
A professora Inocência Mata, especialista em Estudos Pós-Coloniais da Universidade de Macau, defendeu que a Língua Portuguesa em África vive entre o paradoxo de ser “construtora” e ao mesmo tempo “propulsora de exclusão”.

A académica, natural de São Tomé e Príncipe, participou em um debate com o tema “Políticas da Lusofonia, Políticas da Língua”, integrado na conferência em torno da Lusofonia, realizada na Universidade de São José, de Macau.

Segundo a professora, há um “paradoxo entre a dimensão construtora da Língua Portuguesa em África e a sua condição propulsora de exclusão”, afirmou.

Esta situação verifica-se pelo facto de o português “continuar a ter um funcionamento dominador sobre as outras línguas, sobre o manto diáfano da construção da nação e de uma pacificação linguística, que mais não tem sido que o prolongamento da sua função colonial”.

Inocência Mata sublinhou que, apesar de o português ser “uma Língua marcada em termos étnicos, em termos sociais, em termos de classe, em termos culturais”, é, nos países africanos, “uma das Línguas de identidade nacional”.

“É-o na medida em que é Língua materna de muitos cidadãos desses países, mesmo que sejam uma minoria, como é o caso evidente da Guiné-Bissau ou de Moçambique”, afirmou.

Neste sentido, a académica alertou para “o lugar diferente do português” nos países em questão, exemplificando como o idioma assume em Angola o papel de “Língua afetiva”, em Cabo Verde de “Língua solene”, na Guiné-Bissau de “Língua de passaporte”, em Moçambique de “Língua política” e em São Tomé e Príncipe de “Língua irmã”.

“Estamos perante cinco situações diferentes, com especificidades que raramente são consideradas em reflexões sobre o português em África. Essa diferença deverá ditar políticas de Língua diferentes”, sugeriu.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: