Articles

Conferência em universidade de Macau indaga sobre o imaginário da Lusofonia

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 23 de Outubro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Da Universidade de São José (Macau, China)

.
Em 22 e 23 de outubro, a Universidade de São José, em Macau, na China, promoveu Conferência Internacional sobre a questão da Lusofonia e de sua diversidade. A conferência é intitulada Entre a Desmistificação e a Utopia: Interrogações sobre as Lusofonias, e entendida como um convite para se repensar esse fenómeno político, social e cultural de verdadeiro caráter internacional.

O enfoque especial da conferência incide sobre a realidade de Macau e sobre como serão as interações entre os países e regiões de Língua Portuguesa e a Região Administrativa Especial chinesa com fortes marcas da presença da cultura e da Língua Portuguesa.

A conferência foi aberta com palestra sobre “O Mito de Camões e os Ecos das Suas Obras na Cultura Contemporânea”, como uma das primeiras instâncias de mitificação e a primeira crítica da expansão do mundo de Língua Portuguesa. A palestra foi ministrada pela professora emérita Maria Vitalina Leal de Matos, da Universidade de Lisboa.

Foram ainda analisados conceitos afins à Lusofonia, como o mundo de língua francesa, inglesa e chinesa, e como eles operam em um contexto pós-colonial de um mundo multipolar, assim como as políticas de línguas.

No segundo dia da conferência, foram abordados os mitos, ideologias e imagens criados na literatura ao longo do tempo – sobretudo a imagem de nostalgia do passado do Império Português, entendida como um dos significados da Lusofonia.

A conferência encerrou-se com testemunhos sobre os povos da Lusofonia em Macau. Os trabalhos da Conferência Internacional terão lugar no Auditório (Speakers Hall), no câmpus do NAPE-1 da Universidade de São José, na Cidade de Macau. O evento, promovido pela Faculdade de Humanidades da instituição, teve o patrocínio da Fundação Macau.  :::

.
–– Extraído da Universidade de São José (Macau, China) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: