Articles

Associação Comercial do Porto quer estreitar relações com empresas da CPLP

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 22 de Outubro de 2014 by ronsoar Tagged: , , ,

Da Agência Lusa
21 de outubro de 2014

.
A Associação Comercial do Porto (ACP) e a Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP) assinaram em 20 de outubro um protocolo que visa o “estreitamento de relações” entre empresas que congregam no mercado lusófono.

Nas palavras do presidente da ACP, Nuno Botelho, “é fundamental para nós estreitarmos relações que abram caminho em mercados importantes. Pretende-se o aprofundamento das relações comerciais entre os empresários desta região e os empresários da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”, a CPLP.

O Acordo de Parceria foi assinado por Nuno Botelho, da ACP, e por Salimo Abdula, presidente da CE-CPLP. Conforme se lê no documento, a ACP compromete-se a ceder “em condições preferências” à CE-CPLP a utilização de espaços, o que inclui o Palácio da Bolsa do Porto – sede da instituição portuense e local da assinatura do Acordo de Parceria –, “com vista à realização em parceria de eventos de diversas naturezas”.

Segundo o mesmo documento, as instituições “comprometem-se a cooperar no sentido do desenvolvimento, promoção, divulgação e participação nas respectivas atividades e eventos, tendo em consideração a concretização em simultâneo dos objetivos e interesses”.

Brasil, Angola e Moçambique foram alguns dos países lusófonos destacados por Nuno Botelho, como “casos de mercados muito importantes”. Com entrada em vigor imediata, esta parceria tem a duração de um ano, e pode ser automaticamente renovada.

Após a formalização desta parceria, será criado um grupo de trabalho que terá como membros o secretário-geral da CE-CPLP, José Lobato, e o diretor executivo da ACP, Miguel Pinto Maria.

–– Encontros Empresariais da CE-CPLP em Lisboa ––
Ainda, a CE-CPLP promoverá em Lisboa, em 26 de novembro, a primeira edição dos seus Encontros Empresariais. Sob a abordagem da mobilidade e da circulação, o evento deste ano quer ser resultado de melhores práticas, nas dimensões económica, ambiental e social.

A conferência será realizada em sintonia com a CE-CPLP, com a Confederação Empresarial dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (CE-PALOP) e com a Associação Empresarial de Luanda (AEL), e para esse fim estão em andamento os contactos com a CPLP e com as representações diplomáticas dos países envolvidos.

O local desta edição dos Encontros Empresariais será o Salão Nobre do Hotel Ritz, em Lisboa, e o tema é CPLP no Século XXI: Circulação, Abrangência e Potencialidades.  :::

.
Clique aqui para mais informações sobre a primeira edição dos Encontros Empresariais em Lisboa no sítio da CE-CPLP na Internet.

.
–– Extraído da Agência Lusa ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: