Articles

Maior centro de documentação português dos EUA celebra cinco anos de fundação

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 10 de Outubro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Dos sítios NBC News e da Universidade de Massachusetts em Dartmouth (EUA)

.
No dia 9 de outubro de 2014, foram celebrados os cinco anos de fundação dos Arquivos Luso-Americanos Ferreira-Mendes, no câmpus da Universidade de Massachusetts em Dartmouth.

A sede dos Arquivos Luso-Americanos Ferreira-Mendes abriga o maior acervo de documentos históricos que registam a presença de imigrantes portugueses e de seus descendentes nos Estados Unidos da América.

Esse centro de documentação têm o seu nome em homenagem ao pioneiro das emissoras de rádio em Língua Portuguesa dos Estados Unidos, Affonso Gil Mendes Ferreira (1899-1992), pai da atual diretora dos Arquivos, Otília Ferreira.

Ele foi mais conhecido com a alcunha de “Ferreira-Mendes”: em 1930, criou o primeiro programa de rádio em português, A Voz de Portugal. E entre 1952 e 1970, fez operar a primeira emissora de rádio em português com emissão diária na região de Providence, no Estado de Rhode Island. E entre 1925 e 1976, foi o editor do jornal semestral O Heraldo Português.

–– O maior acervo português dos Estados Unidos da América ––
A instituição foi inaugurada em 18 de setembro de 2009 por iniciativa do Centro de Estudos e Cultura Portuguesa da Universidade de Massachusetts e com os apoios dos governos do Estado de Massachusetts e da Região Autónoma dos Açores.

O seu ponto inicial foi o acervo de documentos da comunidade portuguesa no Estado norte-americano e que existia desde 1975 no Departamento de Arquivos e Coleções Especiais da Biblioteca Claire T. Carney, vinculada à universidade.

Os Arquivos Luso-Americanos Ferreira-Mendes reúnem registos genealógicos, jornais, livros, gravações, fotos de família, álbuns de recortes, registos comerciais e correspondências a abranger a história social e coletiva da imigração e do povoamento da comunidade portuguesa em todas as regiões dos Estados Unidos da América.  :::

.
Clique aqui para acessar o sítio dos Arquivos Luso-Americanos Ferreira Mendes, da Universidade de Massachusetts em Dartmouth (em inglês).

.
–– Extraído dos sítios NBC News e da Universidade de Massachusetts em Dartmouth (EUA) ––

Deixe um comentário