Articles

Conferência “Perspectivas da Língua Portuguesa” na Universidade do Minho

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 8 de Outubro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , , ,

Do Observatório da Língua Portuguesa, da Universidade do Minho (Braga, Portugal) e do sítio Portugal Digital
.

:::  Evento na universidade portuguesa no próximo dia 9 de outubro irá debater as perspectivas da Língua que em 2014 completa 800 anos de uso oficial.  :::

.
A Universidade do Minho, na região norte de Portugal, recebe a 9 de outubro, a conferência Perspectivas da Língua Portuguesa, no âmbito de um conjunto de iniciativas levadas a cabo pela Comissão Temática da CPLP de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa.

Os realizadores do evento exaltam a importância mundial do português como Língua de trabalho, em que “contribuem para essa condição a afirmação e o dinamismo quotidianos dos seus 250 milhões de falantes com expressiva tradução, designadamente, nos panoramas cultural e científico e também no assinalável crescimento económico verificado em diferentes países da CPLP”, segundo informa nota do Observatório da Língua Portuguesa.

“Devido a isso, somos hoje a maior comunidade linguística do Hemisfério Sul e utilizamos o terceiro idioma europeu mais falado no mundo”, prossegue a nota.

Esse leque de iniciativas da Comissão Temática “visa contribuir para alavancar a participação da sociedade civil em prol da nossa Língua comum, através da mobilização de especialistas, académicos e personalidades de incontornável relevância na CPLP”, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

“Estes eventos concretizam a estratégia definida nos Planos de Ação de Brasília e de Lisboa e ocorrem no momento em que se assinalam 800 anos sobre a data do primeiro documento oficial escrito em português”, frisa a mesma nota.

O programa da conferência na Universidade do Minho “contempla os mais recentes desenvolvimentos de alargamento da CPLP e enfatiza os laços históricos comuns entre a Galiza e Braga”, diz a nota, “na região onde nasceu a Língua Portuguesa.”

A Comissão Temática da CPLP de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa é composta pelas seguintes organizações: Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP); Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP); Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD); Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB); Instituto Internacional de Macau; e Observatório da Língua Portuguesa.

A Conferência Perspectivas de Língua Portuguesa contará ainda com a colaboração da Casa do Conhecimento da Universidade do Minho que fará a transmissão direta do evento, via videoconferência, para as Casas do Conhecimento de Paredes de Coura (no Distrito de Viana do Castelo) e Fafe (no Distrito de Braga), também cidades do norte de Portugal. O evento na Universidade do Minho será gravado para fins educativos e académicos.

.
Clique aqui para ver a conferência da Universidade do Minho em direto através do sítio do Observatório da Língua Portuguesa – no dia 9 de outubro de 2014, a partir das 9 horas da manhã.

.
–– Extraído do Observatório da Língua Portuguesa, da Universidade do Minho (Braga, Portugal) e do sítio Portugal Digital ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: