Articles

Língua Portuguesa é a quinta mais usada no mundo pelos cibernautas

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 3 de Outubro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Agência Lusa
2 de outubro de 2014

.
A Língua Portuguesa é a quinta mais usada pelos cibernautas de todo o mundo, embora represente apenas 4,3% dos utilizadores de Internet. A conclusão vem de um estudo internacional promovido pela empresa de estatísticas Internet World Stats.

De acordo com o estudo Internet World Users by Language (“Utilizadores da Internet no Mundo por Língua”), a Língua Portuguesa é usada por 121,8 milhões de cibernautas em todo o mundo, o que significa menos de 5% dos mais de 2,8 mil milhões de utilizadores de Internet estimados pela empresa.

As línguas mais usadas em todo o mundo são o inglês e o chinês, muito à frente do resto da lista, sendo que a primeira é a preferida de 28,6% dos utilizadores, ou seja, de cerca de 800 milhões de pessoas, enquanto o chinês é usado por 23,2% dos cibernautas, o que representa quase 650 milhões.

A Internet World Stats baseia as conclusões em um estudo realizado no ano passado e adianta que em 2013 a Internet não era usada sequer por metade da população, ficando-se pelos 46,7%, embora o crescimento do número de cibernautas tenha ultrapassado os 1.500% entre o ano 2000 e 2013.

Na lista das cinco línguas mais usadas na Internet, conta-se ainda o espanhol, que ocupa a terceira posição, sendo a preferida de 7,9% da população, enquanto o árabe se posiciona como a quarta língua mais usada.

Segundo a empresa responsável pelo estudo, o árabe é a língua usada por mais de 135 milhões de cibernautas, embora a penetração da Internet na população não chegue aos 40%. O crescimento da utilização da Internet no mundo árabe foi o que apresentou um “salto” maior desde o ano 2000, já que ficou perto dos 5.300%.

Na restante lista das 10 línguas mais usadas na rede, encontra-se o japonês, em sexto lugar, escrita por “apenas” 3,9% da população cibernauta (109 milhões de pessoas), seguido do russo, que é preferido por 3,1% dos utilizadores, ou seja, por 87,4 milhões de pessoas.

A oitava posição é ocupada pelo alemão, usado por 2,9% dos 2,8 mil milhões de utilizadores de Internet, enquanto a língua francesa é a nona mais usada, apesar de a penetração da Internet ser a menor da lista: 20,9%.

O último lugar da lista das 10 línguas preferidas pelos cibernautas é ocupado pelo malaio, usado por 2,7% dos cibernautas de todo o mundo, escolhido por 26,6% dos 284,1 milhões de pessoas que falam esta língua em todo o mundo.

A Internet World Stats adianta ainda que 440 milhões de utilizadores de Internet usam outras línguas, o que representa cerca de metade da soma de cibernautas que falam inglês ou chinês.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: