Articles

24ª Conferência da AULP na Universidade de Macau: cooperação académica e turismo

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 1 de Outubro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Da Agência Lusa e da Rádio China Internacional

.
Entre os dias 17 e 19 de setembro de 2014, ocorreu a 24ª edição da Conferência da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), nas novas instalações do câmpus da Universidade de Macau localizado na Ilha da Montanha, no sul da China.

Mais de 200 representantes dos países lusófonos reuniram-se para discutir a importância das Línguas Portuguesa e chinesa para promover o intercâmbio académico no ensino superior e o desenvolvimento do turismo.

A AULP é uma organização académica internacional. Seus membros vêm principalmente das universidades e academias de nível superior de todos os países lusófonos, incluindo também entidades de países como Estados Unidos da América, França e Itália que possuem cursos de Língua Portuguesa.

Em discurso na cerimónia de abertura, o chefe do Departamento de Cultura Social da Região Administrativa Especial de Macau, Zhang Yuzhi, lembrou que Macau realizava pela quarta vez a conferência da AULP com grande êxito.

Zhang prometeu que o governo de Macau vai continuar a apoiar a realização deste evento e que ele acredita que a reunião desta vez vai desempenhar um papel positivo para o desenvolvimento do setor turístico local. Disse ainda que vai se esforçar para fortalecer o intercâmbio e a cooperação entre Macau e os países de Língua Portuguesa.

Na ocasião, o presidente da AULP, Jorge Ferrão, apontou que o chinês mandarim é a língua materna mais usada no mundo e, por outro lado, o português tem também um grupo de 250 milhões de falantes. Ele acredita que as duas Línguas têm uma função importante para o desenvolvimento nas áreas de política, economia, relações culturais e turismo.

–– Universidade de Macau na presidência da AULP até 2017 ––
A Universidade de Macau foi eleita para a presidência da Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP) no triénio 2014-2017, disse à Agência Lusa o vice-reitor da instituição, Rui Martins.

A eleição dos novos corpos sociais foi realizada por unanimidade, na sequência da apresentação de uma lista única de consenso, durante o XXIV Encontro da AULP em Macau.

A Universidade de Macau, que ocupava, desde 2006, uma das vice-presidências da AULP para a Ásia-Pacífico, sucede à Universidade Lúrio (de Nampula, Moçambique) na liderança da organização.

A vice-presidência da AULP vai também ser ocupada pela Universidade de Coimbra (Portugal), pela Universidade Federal de Minas Gerais (de Belo Horizonte, Brasil) e pela Universidade Mandume Ya Ndemufayo (de Lubango, Angola).

A Secretaria-Geral da AULP vai ser assumida por Cristina Sarmento, da Universidade de Lisboa. Já o Instituto Politécnico de Lisboa vai continuar a presidir ao Conselho Fiscal, onde o Instituto Politécnico de Macau vai manter a presença.

A AULP decidiu que o próximo encontro anual será realizado em Cabo Verde, entre 15 e 17 de julho de 2015, afirmou Rui Martins, que vai exercer a presidência da associação em representação do reitor do Instituto Politécnico de Macau, Wei Zhao.

O vice-reitor da Universidade de Macau, Rui Martins, explicou que a AULP vai continuar a apoiar o programa de intercâmbio da Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior –, entidade brasileira equivalente à Fundação da Ciência e Tecnologia de Portugal e que abrange 52 projetos em andamento e que envolve mais de 600 professores e alunos do ensino superior.

“Os programas que estão a decorrer e que foram lançados no mandato anterior, de cooperação, por exemplo, do Brasil e dos países africanos [de Língua Portuguesa] e de Portugal são uma prioridade importante”, sublinhou Wei Zhao, que também manifestou o desejo de que o programa seja estendido a Macau e ao Timor-Leste.

Outro objetivo é o reforço da relação entre os diversos países de Língua Portuguesa, em uma altura em que se assiste a um aumento exponencial do número de universidades nos países e regiões da Lusofonia.

“Só em Angola e Moçambique são cerca de 100 universidades: 72 em Angola, e cerca de 30 em Moçambique. Há todo um espaço de grande apetência pelo ensino superior, e de investigação, e nós vamos contribuir o melhor que pudermos para essa contínua integração de universidades”, salientou, ao apontar que a AULP vai dar “especial atenção à ligação às universidades em Timor-Leste e na Guiné-Bissau”.

“Há todo um diferente nível de desenvolvimento nos diferentes países, que vamos procurar estimular”, adiantou, destacando, pela positiva, a recente criação de uma universidade em São Tomé e Príncipe, onde só havia um instituto politécnico.

–– Por maior interligação entre a AULP e a CPLP ––
Rui Martins invocou ainda a maior interligação entre a AULP e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: “A AULP é mais antiga do que a CPLP, e essa também é uma das áreas que estamos a tentar dinamizar, mas é um plano para o futuro”.

Outra das matérias a estudar é a questão da uniformização dos sistemas de avaliação das universidades lusófonas. “Mas não é uma área muito fácil, porque há um sistema de avaliação em Portugal, há outro no Brasil, os países africanos estão agora a começar a desenvolver os seus sistemas. É uma das áreas que vamos analisar, mas isto não é para um ano ou dois”, explicou.

Rui Martins acrescentou que a AULP vai continuar a atribuir anualmente o Prémio Fernão Mendes Pinto, para a melhor tese de doutoramento no espaço de Língua Portuguesa, e a publicar a Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP).

Fundada em 1986, a AULP reúne cerca de 150 universidades públicas e privadas e institutos politécnicos nos países da CPLP e em Macau.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa e da Rádio China Internacional ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: