Articles

Eventos em Lisboa a celebrar o Dia Europeu das Línguas

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional, Lusofonia e Diversidade on 25 de Setembro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , , , , ,

Do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Portugal) e do Observatório da Língua Portuguesa

.
Os institutos culturais e as embaixadas sediadas em Lisboa, assim como a Direção-Geral da Tradução (DGT) da Comissão Europeia, assinalam a 27 de setembro de 2014 o Dia Europeu das Línguas.

Dois importantes eventos a celebrar o ensino das línguas europeias, a tradução e o multilinguismo serão realizados na capital portuguesa: as celebrações do Dia Europeu das Línguas, do Goethe-Institut de Lisboa, e a Conferência Línguas: Traduzir o Futuro, no Museu do Oriente.

–– Dia Europeu das Línguas do Goethe-Institut de Lisboa ––
Um vasto programa cultural de entrada gratuita será realizado no jardim e nas instalações do Goethe-Institut de Lisboa, com iniciativas para todas as idades. Nas celebrações do Dia Europeu das Línguas do Goethe-Institut, os visitantes serão convidados a mergulhar em sete línguas europeias: alemão, espanhol, finlandês, francês, italiano, português e romeno.

O programa começa às 14 horas com miniaulas de alemão, espanhol, finlandês, francês, italiano, romeno e alemão austríaco, que vão se repetir de meia em meia hora.

Os visitantes mais pequenos podem, ainda, explorar as línguas europeias através de diversas atividades criativas: escutar com as suas famílias “Histórias Magnéticas”, contadas em português em histórias-concertos, participar em uma oficina de teatro com o ator Ulisses Ceia, ou assistir ainda a uma oficina de ilustração com a ilustradora Danuta Wojciechowska.

Haverá também aulas de dança espanholas e romenas e um concerto de acordeão francês. Além de uma mostra gastronómica com apetitosos petiscos dos vários países europeus e massas italianas, servidos no jardim do Goethe-Institut. Os visitantes poderão concorrer em um sorteio de um curso de línguas, oferecido pelos institutos organizadores do Dia Europeu das Línguas 2014.

O Dia Europeu das Línguas 2014 é uma iniciativa da EUNIC Portugal e da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Clique aqui para descarregar o documento do Camões com o programa das celebrações do Dia Europeu das Línguas 2014 do Goethe-Institut de Lisboa.

• Goethe-Institut de Lisboa
Campo dos Mártires da Pátria, 37
Lisboa, Portugal
Endereço: <http://www.goethe.de/lisboa>

–– Conferência Línguas: Traduzir o Futuro, no Museu do Oriente ––
A Direção-Geral da Tradução (DGT) da Comissão Europeia também organiza nas capitais de todos os Estados-membros eventos a celebrar o multilinguismo e o Dia Europeu das Línguas.

Esse é o objetivo da conferência a ser realizada em 26 de setembro de 2014 no Museu do Oriente em Lisboa, intitulada Línguas: Traduzir o Futuro, com o objetivo de lembrar a importância das línguas na construção de uma identidade europeia.

Uma das metas da conferência é a consolidação do debate em Portugal sobre a necessidade de reconhecimento da profissão de tradutor e de intérprete, tendo em conta nomeadamente a transposição da diretiva da União Europeia que prevê o direito à interpretação e tradução em processo penal.

Outras questões de relevância a serem abordadas serão: as sinergias entre os diferentes atores do mundo da tradução, como as universidades e os órgãos da administração pública; a situação da interpretação em Portugal; e a preparação da Língua Portuguesa para a Era Digital, a ciência e as tecnologias de ponta.

A conferência é coordenada pelo Departamento de Língua Portuguesa da DGT, pela Representação da Comissão Europeia em Lisboa, pela Assembleia da República, pela Procuradoria-Geral da República e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Clique aqui para descarregar o documento da Assembleia da República com o programa da conferência Línguas: Traduzir o Futuro, do Museu do Oriente, de Lisboa.

Clique aqui para aceder ao Portal dos Tradutores da Administração Pública (de Portugal), com mais informações sobre a conferência Línguas: Traduzir o Futuro.

• Museu do Oriente
Avenida de Brasília, Doca de Alcântara (Norte)
Lisboa, Portugal
Endereço: <http://www.museudooriente.pt/>

.
–– Extraído do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Portugal) e do Observatório da Língua Portuguesa ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: