Articles

Índia: eventos de promoção do Português para os estudantes das escolas de Goa

In Defesa da Língua Portuguesa, Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 20 de Setembro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , ,

Do jornal The Times of India (Índia) e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Portugal)

.
Nesta semana, duas importantes iniciativas foram empreendidas com a participação do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua visando a difusão e a promoção da Língua Portuguesa entre estudantes das escolas de Goa, no oeste da Índia.

Trata-se da celebração do Dia da Língua Portuguesa em Mapuçá, no Colégio de São Francisco Xavier, e da 2ª Ação de Formação de Professores de Português, no Centro de Língua Portuguesa do Camões, na capital de Goa, Panaji (ou Pangim).

–– Dia da Língua Portuguesa em Mapuçá ––
No sábado, dia 20 de setembro de 2014, celebra-se no Colégio de São Francisco Xavier o Dia da Língua Portuguesa em Mapuçá, cidade do distrito de Goa Norte, a 13 quilómetros da capital, Panaji (ou Pangim).

Professores e estudantes das instituições de ensino do Estado de Goa participam de atividades, como diversas competições: uma para narrativa de histórias, outra para confecção de cartões de cumprimentos e mais uma para a produção de um pequeno jornal.

O evento dedicado à divulgação da cultura e da Língua Portuguesa tem lugar no Colégio de São Francisco Xavier, em colaboração com a Fundação Oriente e com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

–– Ação de Formação para Professores de Português em Goa ––
No dia 12 de setembro, o Centro de Língua Portuguesa do Camões em Panaji (ou Pangim), Goa, organizou uma oficina de trabalho para professores de português dos ensinos secundário e superior. Trata-se da 2ª Ação de Formação de Professores de Português, que foi realizada em colaboração com o Conselho de Educação Secundária do Estado de Goa.

A oficina de trabalho teve como objetivo a produção de instrumentos e materiais de avaliação formativa e sumativa para o Ensino de Português em Goa. Ela foi coordenada por Delfim Correia da Silva, responsável do Centro de Língua Portuguesa em Panaji e leitor na Universidade de Goa, e por Gilda Machado, docente do Camões no Colégio Parvatibai Chowgule, de Margão, no distrito de Goa Sul.

A Ação de Formação beneficiou cerca de 30 docentes das escolas secundárias em do Estado indiano de Goa – onde a Língua Portuguesa é disciplina opcional para mais de 800 alunos – e professores do ensino universitário – nível onde funcionam os programas de estudos da licenciatura e do mestrado em Português.

.
–– Extraído do jornal The Times of India (Índia) e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Portugal) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: