Articles

Quatro artigos acadêmicos sobre o Ensino de Português no Reino Unido

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 16 de Setembro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , , ,

Da SIPLE – Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira
e do sítio Rede Brasil Cultural, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Brasília, Brasil)

.
Quatro artigos sobre o Ensino do Português no Reino Unido foram publicados na edição número 6, da revista digital da SIPLE (Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira). Essa revista tem como objetivo divulgar trabalhos de ensino e pesquisa na área de Português como Língua Estrangeira (PLE) e Português como Língua de Herança (POLH). Os artigos estão disponíveis no sítio da SIPLE na Internet.

O Português como Língua de Herança: Políticas Linguísticas na Inglaterra, de autoria de Ana Souza e Olga Barradas, apresenta um contexto geral para o ensino de português na Inglaterra, um dos países onde o ensino da Língua Portuguesa tem aumentado consideravelmente.

Outro artigo interessante, intitulado Português em Escolas Primárias de Londres: Experiência de uma Assistente Bilíngue, de Kenya Silva, trata da importância do uso do português no processo de adaptação das crianças brasileiras ao sistema educacional inglês. Para tal, a autora remete à sua experiência como assistente bilíngue em uma escola primária inglesa no leste de Londres.

O Papel do Português no Aprendizado da Matemática – Exemplo de uma Escola Secundária em Londres, de Francisco Aparecido Mattos Scheirber, revela a experiência profissional do autor na estratégia de inclusão de alunos brasileiros, que estão aprendendo inglês e vivendo em Londres, olhando para o conceito de “matemática como uma linguagem”.

O Ensino de Português como Língua Adicional: Especificidades e Prática no Contexto Universitário, de Antônio Márcio da Silva, mostra como é o Ensino de Português em universidades inglesas na atualidade. Para tanto, focaliza-se o contexto do Ensino de Português, os interesses que levam os alunos a elegerem a Língua, e algumas especificidades no aprendizado da Língua Portuguesa.  :::

.
–– Extraído da SIPLE – Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira e do sítio Rede Brasil Cultural, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Brasília, Brasil) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: