Articles

Centro Cultural Brasil-Líbano promove obra de Fernando Pessoa em Beirute

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 10 de Setembro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , ,

Áurea Santos
da Agência de Notícias Brasil-Árabe – ANBA (São Paulo, Brasil)
9 de setembro de 2014

.
:::  Projeto teatral da instituição sediada em Beirute vai montar peça baseada em texto do poeta lusitano. A participação é aberta a libaneses que estejam aprendendo a Língua Portuguesa.  :::

.
O Centro Cultural Brasil-Líbano, em Beirute, vai iniciar um projeto teatral para promover a obra do poeta lusitano Fernando Pessoa. O projeto terá início nos dias 16 e 23 deste mês e está aberto à participação de libaneses adultos que estejam aprendendo a Língua Portuguesa.

“A ideia é fazer com que os alunos treinem o idioma com um poeta conhecido. É um desafio para a gente e para os alunos”, afirma Samia Yakzan, diretora do centro. Libaneses que não sejam alunos do centro também podem participar desde que tenham conhecimento de português. Os participantes terão um curso sobre o trabalho de Pessoa e, no final do ano, montarão uma peça com base em um texto do autor.

Yakzan conta que o projeto está sendo realizado em parceria com a entidade Amigos de Portugal, e o curso será coordenado por uma representante da associação.

“Vamos usar um texto em prosa, uma coisa simples, algo que Fernando Pessoa escreveu e que possamos transmitir de maneira mais teatral. Vamos adaptar um texto simples a uma peça de teatro”, revela.

Segundo Yakzan, Fernando Pessoa é um nome famoso no Líbano. “Ele ficou muito conhecido no mundo por suas frases célebres”, diz a diretora. O projeto teatral com o autor português ainda é um piloto e deve servir de base para novas atividades. “Estamos com bastante vontade de continuar. É uma maneira legal de aprender português de forma interativa”, comenta.

De acordo com a diretora, em geral os alunos precisam ter estudado de um a dois anos a Língua Portuguesa para terem um nível adequado à participação no projeto. Ela destaca, no entanto, a velocidade com que os estudantes costumam aprender o idioma: “É surpreendente quanto os libaneses aprendem rápido o português. Como eles falam francês, que é uma língua latina, isso ajuda. Tem gente que faz um módulo e já tem um vocabulário riquíssimo.”

.
• As inscrições para o projeto de teatro em homenagem a Fernando Pessoa ocorrem até o dia 12 de setembro no Centro Cultural Brasil-Líbano. O curso inicia-se nos dias 16 e 23 de setembro, será ministrado em Língua Portuguesa e a participação é gratuita.

• Centro Cultural Brasil-Líbano
rua Mar Mitr, 176, edifício Sami Fouad Trad – Achrafieh
Beirute – Líbano

.
SANTOS, Áurea. Centro Brasil-Líbano promove obra de Fernando Pessoa.
Extraído da Agência de Notícias Brasil-Árabe – ANBA (São Paulo, Brasil)
Publicado em: 09 set. 2014.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: