Articles

Espanha: Instituto Camões assina protocolos de Ensino do Português em Sevilha

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 9 de Setembro de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Do Jornal de Notícias (Porto, Portugal)
4 de setembro de 2014

.
A presidente do Instituto Camões, Ana Paula Laborinho, assina esta quinta-feira [4 de setembro], na região espanhola da Andaluzia, dois protocolos que pretendem reforçar o Ensino do Português no sistema de ensino da comunidade autónoma.

Ana Paula Laborinho assina com o governo regional um memorando de entendimento que, segundo um comunicado remetido à Agência Lusa em Madri, pretende “reforçar o ensino da Língua Portuguesa no sistema de ensino daquela que é a maior comunidade autónoma espanhola em termos populacionais, com mais de 8 milhões de pessoas”.

Atualmente, mais de 350 alunos estudam Português como Segunda Língua estrangeira em sete centros de educação secundária da Andaluzia.

“A assinatura do memorando reconhece a importância crescente da Língua Portuguesa como Língua oficial e de trabalho nas organizações internacionais, bem como o seu valor e peso económico no mundo atual”, sublinha o comunicado.

O memorando visa “fortalecer a presença do Ensino do Português no sistema de ensino andaluz e, em particular, a sua expansão à Andaluzia oriental, depois de um importante crescimento nos últimos anos do Ensino em Português” nesta região.

Também esta quinta-feira, será assinado um acordo de colaboração entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e o Instituto de Estudios CajaSol de Sevilha, que pretende responder ao “crescente interesse do ensino da Língua Portuguesa no âmbito empresarial”.

O acordo pretende “estabelecer programas de cooperação transfronteiriça e formação em português na área de negócios”.

O Instituto de Estudos da CajaSol é uma escola de negócios de referência e das mais prestigiadas da Andaluzia, com mais de 25 anos de experiência na formação a nível de pós-graduação de dirigentes empresariais, bem como na preparação de futuros lideres no mundo empresarial.

A percentagem de integração dos seus alunos no mercado de trabalho é de cerca de 98%.

“A colaboração entre estas instituições permitirá associar a ação formativa da instituição andaluza a um ensino de qualidade assegurado pelo Camões, potenciando o valor económico do português na área empresarial em toda a região andaluza”, refere um comunicado.

Centra-se ainda no “desenvolvimento de projetos comuns transfronteiriços de investimento no âmbito do Quadro Financeiro Plurianual 2014-2020, com prioridade para os eixos da economia do conhecimento, competitividade e internacionalização”.  :::

.
Instituto Camões assina protocolos em Sevilha para Ensino do Português.
Extraído do Jornal de Notícias (Porto, Portugal).
Publicado em: 04 set. 2014.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: