Articles

A celebração do dia da liberdade pelas Embaixadas do Brasil e de Moçambique

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 7 de Setembro de 2014 by ronsoar Tagged: , , ,

Da AIM – Agência de Informação de Moçambique e da Agência Brasil

.
O dia 7 de setembro marca dois fatos importantes do mundo lusófono: os 40 anos da Assinatura dos Acordos de Lusaca, em Moçambique e os 192 anos da independência do Brasil. Em lembrança da data, ocorre a Semana Cultural Brasil-Moçambique, em Maputo, e houve o 13ª Festival Internacional da Cultura Brasileira, em Moscou, na Rússia.

–– Semana Cultural Brasil-Moçambique, em Maputo ––
Em, Maputo, a Embaixada do Brasil e o Centro Cultural Brasil-Moçambique (CCBM), realizam, entre 7 e 14 deste mês, uma série de eventos culturais a marcar a convergência e a identidade cultural entre os dois países.

A Semana Cultural abre-se com o lançamento do programa de rádio sobre a nova música brasileira, a ser transmitido aos domingos, a partir das 18 horas e 30, pela Rádio Moçambique, na Antena Nacional, em parceria com a Embaixada do Brasil.

No terceiro dia, 9 de setembro, o pátio interno do CCBM acolherá as exibições teatrais da peça O Folclore do Amor, do grupo brasileiro As Lucianas. O trabalho enquadra-se no projeto cultural Conexão Teatral Brasil-Moçambique e em parceria com a Associação Cultural Xinguerenguere – ACX. Ainda no mesmo dia, o poeta brasileiro Enéias Tavares Santos inaugura no local uma mostra de xilogravuras.

No dia 10 de setembro, às 18 horas, o escritor moçambicano Raul Calane da Silva ministrará uma palestra sobre a produção literária luso-afro-brasileira e a importância do português como factor de unidade e identidade nacional nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O colóquio chamado “Língua Portuguesa e Instituição Literária na CPLP” será na Galeria Portinari do CCBM.

E no dia 12 de setembro, o CCBM inaugura o Cineclube Brasil, com a exibição do documentário A Vida é um Sopro, documentário sobre a vida e a obra do arquiteto brasileiro Óscar Niemeyer.

–– Festival Internacional da Cultura Brasileira, em Moscou ––
Entre os dias 1 e 7 de setembro, o 13º Festival Internacional da Cultura Brasileira foi realizado em Moscou, capital da Rússia.

A celebração do Dia da Independência do Brasil coincidiu com a do aniversário de Moscou.

Houve uma apresentação de samba e um desfile de carnaval pelas ruas da cidade, exibições de música nacional brasileira e de trajes típicos brasileiros, além de aulas de danças tradicionais e de capoeira, com os mestres Barrão e Eddy Murphy. Participaram mais de 150 atletas, mestres de capoeira reconhecidos, dançarinos e músicos profissionais de países como Rússia, Brasil, China e Estados Unidos da América.

O Festival Internacional da Cultura Brasileira foi promovido com o apoio da Embaixada do Brasil em Moscou, do Departamento de Cultura de Moscou e do festival Iárkie Liúdi.  :::

.
–– Extraído da AIM – Agência de Informação de Moçambique e da Agência Brasil ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: