Articles

Encontro de reitores de universidades ibero-americanas: sobre Ensino Superior na Era Digital

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 30 de Agosto de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Baseado em reportagens da Agência Lusa e do portal Universia Brasil

.
Enquanto estava em curso a X Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Díli, no Timor-Leste, a rede Universia, que reúne as universidades de Língua Portuguesa e espanhola, promoveu no Rio de Janeiro o III Encontro Internacional de Reitores Universia, sob o tema A Universidade do século XXI: uma reflexão da Ibero-América.

Durante os dias 28 e 29 de julho de 2014, o encontro da rede Universia trouxe ao mesmo espaço reitores e presidentes de mais de 1.100 universidades e centros de investigação de 31 países para discutir temas como o papel social e a internacionalização da universidade e a importância da tecnologia para o ensino e a aprendizagem no Ensino Superior.

Os debates dos temas e as sessões do encontro foram realizados através da Internet e das redes sociais. E os reitores presentes acederam aos diferentes debates mediante tabletes digitais (ou tablets), que foram também utilizados para promover o contato entre os representantes das instituições presentes.

Os reitores e presidentes de institutos de pesquisa elaboraram um plano de atuação, a chamada Carta Universia Rio 2014, a definir as medidas a serem praticadas em conjunto pelos estabelecimentos de Ensino Superior para alinhá-los às demandas da Era Digital. Dentre essas medidas, estão:

a) – A criação de um sistema integrado de reconhecimento de títulos acadêmicos entre as instituições dos países ibero-americanos;
b) – O desenvolvimento de programas de responsabilidade social pelas universidades, com apoio das administrações públicas, de empresas e de demais agentes sociais;
c) – A elaboração de projetos para o desenvolvimento sustentável em âmbito local;
d) – A implantação de um sistema eletrónico de troca de dados entre as universidades ibero-americanas;
e) – O desenvolvimento de programas internacionais de excelência académica na graduação e na pós-graduação;
f) – A criação de programas para a formação de práticas profissionais e de empreendedorismo para estudantes;
g) – A iniciativa de um programa de formação continuada e de mobilidade voltado aos professores no espaço ibero-americano;
h) – A colaboração maior de nível internacional para a formação de doutores e de pesquisadores com apoio de universidades, empresas e administrações públicas dos países ibero-americanos;
i) – O fortalecimento de programas de mobilidade internacional de estudantes universitários;
j) – A criação de um espaço digital universitário ibero-americano para cursos em linha e de Ensino à Distância, divulgação de novas tecnologias e interação social; e
k) – O estímulo ao mapeamento de infraestruturas, instalações e equipamentos e de seu uso compartilhado para a pesquisa e a investigação acadêmica.

Criada em 2000, em Madri, na Espanha, a rede Universia agrupa 1.290 universidades de 23 países, e representa cerca de 17 milhões de pessoas, entre professores, alunos e funcionários das universidades.

O primeiro encontro internacional dos membros da rede Universia aconteceu em 2005, em Sevilha, com a participação de 500 reitores, e cinco anos depois, em Guadalajara, no México, organizou-se o segundo encontro, que já contou a participação de 900 reitores e presidentes de instituições de Ensino Superior.  :::

.
Clique aqui para uma leitura mais detalhada das conclusões do III Encontro Internacional de Reitores Universia, realizado em 28 e 29 de julho de 2014 no Rio de Janeiro, Brasil.

Clique aqui para descarregar a Carta Universia Rio 2014, em ficheiro de formato PDF, do portal da rede Universia.

.
–– Com base em reportagens da Agência Lusa e do portal Universia Brasil ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: