Articles

Encontro sobre informática para os Parlamentos dos países lusófonos em Brasília

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 16 de Agosto de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Baseado em dados da Câmara dos Deputados (Brasília, Brasil)
15 de agosto de 2014

.
Entre os dias 18 e 22 de agosto de 2014, ocorre em Brasília o 9º Encontro dos Quadros de Informática dos Parlamentos de Língua Portuguesa, a ter lugar na na Câmara dos Deputados, a Casa legislativa baixa do Congresso Nacional, o Parlamento brasileiro.

O evento é promovido pela Associação dos Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa, e visa a troca de conhecimentos novos sobre as Tecnologias da Informação para o uso legislativo.

O encontro na capital brasileira reunirá funcionários brasileiros do Centro de Informática da Câmara dos Deputados com seus homólogos da Assembleia da República, de Portugal, e dos Parlamentos nacionais de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Os participantes do encontro farão visitas ao Centro de Informática da Câmara dos Deputados e à Secretaria de Tecnologia da Informação do Senado Federal, nas duas Casas do Congresso Nacional.

No Encontro dos Quadros de Informática dos Parlamentos de Língua Portuguesa, serão debatidos temas como:

– A situação da mobilidade digital nos Parlamentos dos países lusófonos;
– O princípio do B.Y.O.D. (sigla em inglês de “traga seu próprio aparelho”), quanto ao uso de computadores portáteis (notebooks), telefones inteligentes (smartphones), tabletes digitais (tablets) e outros equipamentos pessoais para trabalhos na rede de dados parlamentares;
– As iniciativas empreendidas pela Câmara dos Deputados do Brasil quanto ao desenvolvimento e à contratação de aplicativos para dispositivos móveis; e
– O Projeto Bungeni na Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe – um logicial (software) livre desenvolvido pelas Nações Unidas para controlar as atividades internas dos Parlamentos, e adaptado ao mundo lusófono pela Universidade de Aveiro (Portugal).

De 8 a 10 de setembro, o Congresso Nacional em Brasília sediará o 15º Encontro Anual dos Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa, e de 6 a 10 de outubro, o Encontro dos Quadros de Gestão Orçamentária.

A Associação dos Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa é uma instituição autónoma, não relacionada diretamente à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O órgão, contudo, tem vínculos com a União Interparlamentar – a organização internacional dos Parlamentos com sede em Genebra e que visa a promoção da democracia e os diálogos de cooperação pela paz entre os povos.  :::

.
–– Com base em dados da Câmara dos Deputados (Brasília, Brasil) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: