Articles

Angola: José Luís Mendonça defende domínio da Língua Portuguesa para o sucesso de futuros escritores

In Defesa da Língua Portuguesa, Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 8 de Agosto de 2014 by ronsoar Tagged: , , ,

Da agência AngolaPress
6 de agosto de 2014

.
O escritor angolano José Luís Mendonça considerou hoje, quarta-feira, em Luanda, a necessidade dos futuros candidatos a escritor aprofundarem os conhecimentos de Língua Portuguesa aliado a criatividade para que sejam excelentes fazedores de literatura.

José Luís Mendonça fez estas considerações na habitual Maka à Quarta-Feira, realizada pela União dos Escritores Angolanos (UEA), onde apontou a Língua como um dos principais instrumentos para que haja bons escritores, mas não descorando a vocação e o poder de criação.

Segundo ele, os aspirantes “devem escrever com perfeição e investigar, pois só assim eles despertarão o interesse dos leitores”. Ele ainda apontou um certo desinteresse dos jovens pelo hábito de leitura devido à expansão dos aparelhos eletrónicos.

–– “A literatura é arte” e “exige muito rigor” ––
O interveniente defende “o acesso as obras literárias nos primeiros anos de escolaridade para que, quando os mesmos chegarem a universidade, tenham uma visão ampla sobre literatura”.

O palestrante pediu “maior atenção às editoras na publicação de livros, pois esta atividade exige muito rigor”, e em sua opinião “só as obras com bastante qualidade devem ser publicadas, para que os escritores tenham maior empenho na criação dos textos”.

Segundo o escritor, “todo o jovem aspirante a escritor que pensa em ter sucesso sem antes publicar um livro está sujeito ao fracasso. Por isso, deve-se ter atenção com este pressuposto, pois a literatura é arte.”

Luís Mendonça defende o retorno do cartão de leitor que permitia às pessoas ter acesso aos vários livros das bibliotecas, além da criação de políticas conjuntas entre os ministérios da Cultura e da Educação de Angola para que os jovens possam ter acesso aos livros.

–– Sobre José Luís Mendonça ––
José Luís Mendonça, nascido em 24 de novembro de 1955, na província do Cuanza Norte, é licenciado em Direito pela Universidade Agostinho Neto, de Luanda, e membro da União de Escritores Angolanos.

É jornalista e autor, entre outros, dos livros Chuva Novembrina (1981) e Quero Acordar a Alva (1996), estes galardoados com o Prémio Sagrada Esperança; Gíria de Cacimbo (1986) e Respirar as Mãos na Pedra (1988), estes vencedores do Grande Prémio Sonangol de Literatura.  :::

.
–– Extraído da agência AngolaPress ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: