Articles

Língua Portuguesa nas máquinas de bilhetes do Metro de Londres

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 31 de Julho de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Do sítio da Prefeitura de Londres (Reino Unido)
16 de julho de 2014

.
A Assembleia de Londres aprovou por unanimidade em 16 de julho uma moção a solicitar a inclusão da Língua Portuguesa nas máquinas de bilhetes do Metropolitano de Londres (London Underground). A inclusão do português passa a fazer parte do plano de modernização das máquinas de bilhetes do Metro londrino, a um custo de 20 milhões de libras esterlinas (ou 25,2 milhões de euros).

A moção aprovada foi apresentada à Autoridade da Grande Londres (GLA) – a autarquia de administração do condado que abrange a região da capital britânica.

A moção aprovada pela Assembleia de Londres também solicitou à GLA a inclusão da etnia “latino-americana/da América Latina” em seus formulários.

A parlamentar Caroline Pidgeon, autora da moção, afirmou: “O português é a sexta Língua estrangeira mais falada em Londres e, com uma grande comunidade latino-americana na capital, temos de fazer mais para entender os números e as necessidades desta comunidade.”

“A modernização das máquinas de venda dos bilhetes do Metro de Londres é uma oportunidade concreta para acrescentar o português na lista grande de línguas dessas máquinas, à medida que as pessoas vão contar com elas cada vez mais.”

Outra parlamentar, Jennette Arnold, apoiou a moção: “Saudamos o facto de que o distrito londrino de Southwark assumiu a liderança nesta questão e incluiu a América Latina como origem étnica em seus formulários de monitoramento, e encorajamos fortemente o prefeito de Londres a seguir este exemplo, a adicionar esta seção em todos os formulários da GLA.”

As máquinas do Metro de Londres dispõem seu serviço automático de venda de bilhetes em 17 línguas, que vão do espanhol, francês, alemão e italiano até árabe, hindi, urdu, turco, chinês e japonês.

O Metro de Londres foi o primeiro e é o mais antigo sistema de trens urbanos subterrâneos do mundo. Inaugurado em 1863, também foi o primeiro sistema desse tipo a operar com trens elétricos subterrâneos, a partir de 1890. O Metro de Londres é munido de 11 linhas e 270 estações. Sua malha viária de 402 quilómetros de trilhos transporta 1,2 mil milhões de passageiros a cada ano.  :::

.
Com base em
Include ‘Portuguese’ on London Underground ticket machines.
Extraído do sítio da Prefeitura de Londres – Reino Unido.
Publicado em: 16 jul. 2014.

Uma resposta to “Língua Portuguesa nas máquinas de bilhetes do Metro de Londres”

  1. Excelente iniciativa da Assembleia de Londres, que facilitará a utilização dos serviços do Metro, por aqueles falam e lêem apenas português. Parabéns!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: