Articles

Guiné Equatorial anuncia adesão à CPLP em várias línguas – menos em Língua Portuguesa

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 30 de Julho de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Do Jornal de Notícias (Porto, Portugal)
23 de julho de 2014

.
O Governo da Guiné Equatorial anunciou a sua adesão à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) no seu sítio oficial na Internet, tendo versões em espanhol, inglês e francês – mas não em Língua Portuguesa.

O Governo da Guiné Equatorial anunciou o ingresso do país na CPLP em diversas línguas – mas ainda não tem canal oficial em Língua Portuguesa. 

O Governo da Guiné Equatorial anunciou o ingresso do país na CPLP em diversas línguas – mas ainda não tem canal oficial em Língua Portuguesa.
 

“Por consenso dos Estados-membros da CPLP, aprovou-se outorgar à República da Guiné Equatorial o estatuto de país membro de pleno direito no seio da Comunidade, integrada até a data por um total de oito nações, cinco delas no continente africano. O nosso país passará a ser o sexto de África e o nono em ordem cronológica de adesão a esta Comunidade, criada no ano de 1996”, diz o texto publicado na terça-feira, 22 de julho, pelo Escritório de Informação e Imprensa da Guiné Equatorial, com versões em espanhol, inglês e francês.

O texto lembra que a Guiné Equatorial é o único país a integrar a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que tem como língua materna o espanhol.

“Desta forma, o dia 23 de julho será um marco na jornada histórica do povo equato-guineense, já que a partir desta data o português será o terceiro idioma oficial do país, depois do espanhol e do francês”, referiu ainda o texto.

O português tornou-se Língua oficial do país em 2011, depois de aprovado pelo Parlamento equato-guineense e após um decreto presidencial de 2010.

O francês, língua oficial do país desde 1997, nunca foi efetivamente implementado no ensino regular, nem é usado pela população equato-guineense.

O Governo da Guiné Equatorial já garantiu que o seu Ministério da Educação está a finalizar um plano curricular de português para ser implementado brevemente no ensino regular do país.

A investigadora portuguesa Ana Lúcia Sá, que tem trabalhos sobre o país africano, referiu que o destino do português será o mesmo do francês, ou seja, não será efetivamente implementado no país africano.

“A cidade de Díli, capital da República Democrática de Timor-Leste, encontra-se estes dias em plena ebulição ao acolher várias delegações dos distintos países, tanto os membros de pleno direito como os que agora são observadores associados, categoria em que estava a Guiné Equatorial, assim com as Ilhas Maurícias, desde 2006”, indicou ainda o texto do Governo da Guiné Equatorial.

O comunicado ainda refere os esforços do presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Mbasogo – que governa o país desde 1979 –, na “tão esperada” integração na CPLP.

O país africano, que pediu adesão ao bloco lusófono em 2010, entrou na Comunidade de Países de Língua Portuguesa durante a X Conferência de chefes de Estado e de Governo da CPLP, que decorreu em Díli, Timor-Leste.

A Guiné Equatorial é muito criticada pelas organizações não-governamentais internacionais por violações dos direitos humanos e pelos seus altos níveis de corrupção no país.  :::

.
Guiné Equatorial anuncia adesão à CPLP em várias línguas, menos em português.
Extraído do Jornal de Notícias (Porto, Portugal)
Publicado em: 23 jul. 2014.

Uma resposta to “Guiné Equatorial anuncia adesão à CPLP em várias línguas – menos em Língua Portuguesa”

  1. Tal atitude, vem confirmar que tinham razão, os discordantes da adesão!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: