Articles

Faleceu o escritor Ariano Suassuna, membro da Academia Brasileira de Letras

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 25 de Julho de 2014 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Agência Lusa e da Agência Brasil
23 de julho de 2014

.
Morreu no Recife, aos 87 anos, o escritor, poeta e dramaturgo brasileiro Ariano Suassuna. Ele estava internado, desde segunda-feira, 21 de julho, no Real Hospital Português, no Recife, após ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Suassuna faleceu na noite do dia 23, de parada cardíaca, provocada pela hipertensão intracraniana.

Ariano Suassuna escreveu diversas obras literárias, peças de teatro, romances e poesias, muitas delas traduzidas para outros idiomas, como francês, alemão, espanhol, inglês, italiano, holandês e polonês. Desde 1990, ocupava a cadeira nº 32 da Academia Brasileira de Letras.

Dentre suas principais obras, destacam-se Auto da Compadecida (1955), O Santo e a Porca (1957), Farsa da Boa Preguiça (1960) e O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta (1971).

–– Romances, teatro e cultura popular do Nordeste brasileiro ––
Ariano Vilar Suassuna nasceu em João Pessoa, quando a capital do Estado da Paraíba ainda se chamava Nossa Senhora das Neves, em 1927. Terminou os estudos secundários no Recife, onde foi um dos fundadores do Teatro do Estudante de Pernambuco, ainda na adolescência, em 1946. No ano seguinte, escreveu sua primeira peça teatral, Uma Mulher Vestida de Sol, seguida de Cantam as Harpas de Sião (1948) e Os Homens de Barro (1949).

Licenciado pela Faculdade de Direito do Recife, o escritor atuou como advogado na década de 1950, mas manteve a produção de textos para o teatro, publicando obras como O Castigo da Soberba (1953) e O Rico Avarento (1954).

Suassuna deixou a advocacia para tornar-se professor da Universidade Federal de Pernambuco, onde lecionou de 1956 até 1994. Foi naquela época que ele iniciou sua carreira como romancista. Em 1955, escreveu sua obra mais popular, Auto da Compadecida, que conta as aventuras de dois amigos, Chicó e João Grilo, no Nordeste brasileiro. A peça foi adaptada duas vezes para o cinema brasileiro, em 1969 e 2000.

Em 1971, lançou outra grande obra, O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta, com influências da literatura de cordel do Nordeste brasileiro e dos autos da tradição ibérica medieval.

–– “Aulas-espetáculo” ––
Filho do político João Suassuna, assassinado em 1930 por razões políticas, no Rio de Janeiro, o escritor também enveredou pela carreira pública, tendo atuado como secretário da Cultura do Estado de Pernambuco, na década de 1990.

Mais recentemente, apresentou sua “aula-espetáculo” por todo o Brasil, onde ensinou formas de arte para o público e mostrou a riqueza da cultura do país, contando histórias, “causos” e piadas. Suassuna mostrou em suas obras a inventividade do povo brasileiro, especialmente do Nordeste do país, e muito da herança cultural e literária que o Brasil recebeu do mundo de Língua Portuguesa, idioma que ele tanto valorizou.

“Quem são os homens mais do que a aparência de teatro? A vaidade e a fortuna governam a farsa desta vida. Ninguém escolhe o seu papel, cada um recebe o que lhe dão. Aquele que sai sem fausto, nem cortejo, e que logo no rosto indica que é sujeito à dor, à aflição, à miséria, esse é o que representa o papel de homem. A morte, que está de sentinela, em uma das mãos segura o relógio do tempo. Na outra, a foice fatal. E, com esta, em um só golpe, certeiro e inevitável, dá fim à tragédia, fecha a cortina e desaparece”, disse, então, Ariano Suassuna em uma de suas últimas “aulas-espetáculo” em Brasília.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa e da Agência Brasil ––

Uma resposta to “Faleceu o escritor Ariano Suassuna, membro da Academia Brasileira de Letras”

  1. Foi uma grande perda para a cultura brasileira e nordestina em particular!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: