Articles

X Cimeira: IILP apresenta projetos ao Conselho de Ministros da CPLP em Díli

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 23 de Julho de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , , , ,

Do Instituto Internacional da Língua Portuguesa e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
22 de julho de 2014

.
O diretor-executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, Gilvan Müller de Oliveira, apresentou os dois projetos de políticas de ensino da Língua Portuguesa durante a XIX Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Díli, Timor-Leste.

Em entrevista à CPLP, Gilvan Müller destacou a importância da questão da Língua Portuguesa como um dos pilares da Comunidade, que completa 18 anos de existência, e também diante do interesse de novos países se tornarem observadores associados do órgão lusófono no futuro.

“Ficamos muito contentes por ter nesta Cimeira – exatamente aos 18 anos da organização – entregue aos Senhores Ministros dois grandes projetos que são de responsabilidade da CPLP e que mudam fundamentalmente o modo como a Língua Portuguesa é gerida no espaço internacional”, declarou Gilvan Müller, em referência ao Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa (VOC) e ao Portal do Professor Português Língua Estrangeira (PPPLE).

Ambos os projetos, feitos em plataformas digitais disponíveis na Internet, foram feitos com bases no que foi programado pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 e, sobretudo, pela I Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa, realizada no Brasil em 2010 e que deu origem ao Plano de Ação de Brasília sobre a Promoção, a Projeção e a Difusão da Língua Portuguesa.

–– Gestão conjunta da Língua Portuguesa: “o espírito da CPLP” ––
“Temos a possibilidade de a CPLP tomar a questão da Língua de um ponto de vista diferente”, explicou Gilvan Müller, “que é deixar de ter a Língua nas mãos só de um espaço nacional, com duas normas hoje de pouca capacidade de colaboração – que são as normas de Portugal e do Brasil –, com a ausência dos demais países na elaboração de instrumentos mais amplos para a Língua Portuguesa”.

Em vez da dualidade Brasil-Portugal e da exclusão das demais nações, o professor e linguista brasileiro defendeu o modelo adotado pelo IILP, de trabalho conjunto em âmbito internacional, de inclusão e de colaboração.

Trata-se de um modelo partilhado de gestão da Língua, “em que nós possamos nos sentar ao redor de uma mesa, planejar o instrumento que queremos criar, consensuar as suas bases e depois criá-lo de maneira conjunta, no espírito da CPLP, com cofinanciamento e com coatividade técnica de cada um dos países.”

“Vejo, portanto, que esta é uma mudança fundamental para a CPLP, já que a Língua é um dos pilares da organização, e só posso augurar então que nos próximos anos essa metodologia se fortifique”, declarou Gilvan Müller, que está encerrando o seu mandato de quatro anos na Direção-Executiva do IILP.

“Que os projetos cada vez mais envolvam a sociedade, os utilizadores da Língua Portuguesa, todos aqueles que olham para a CPLP, almejando que a CPLP faça uma gestão internacionalizada da Língua Portuguesa.”

A XIX Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP antecede a X Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que será também realizada na capital timorense. Na ocasião, também ocorrerá a eleição do próximo diretor-executivo do IILP.  :::

.
Clique aqui para assistir ao vídeo da entrevista de Gilvan Müller de Oliveira ao canal de transmissão contínua da X Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, Díli, Timor-Leste.

.
–– Extraído do Instituto Internacional da Língua Portuguesa e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: