Articles

Reunião dos Pontos Focais de Cooperação da CPLP, em Díli – uma das prévias da Cimeira

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 21 de Julho de 2014 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Agência Lusa e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

.
A 29ª Reunião Ordinária de Pontos Focais de Cooperação da CPLP realizou-se a 17 e 18 de julho na sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste.

“No período compreendido entre agosto de 2012 e junho de 2014, a dinâmica verificada no ‘pilar Cooperação’ foi positiva. Registou-se um incremento das propostas de atividade que foram debatidas e aprovadas pelos órgãos setoriais da Organização e uma conjuntura de crescente visibilidade e reconhecimento do papel da CPLP”, revelou a organização lusófona.

O Programa Indicativo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) já executou ou tem em execução, ao todo, mais de 11 milhões de euros, segundo o comunicado final da Reunião dos Pontos Focais de Cooperação.

“Em fevereiro de 2013, o agregado global da execução do Programa Indicativo de Cooperação (PIC) superou o valor histórico de 10 milhões de euros”, refere o comunicado.

–– Cooperação da CPLP em “grau de eficiência e eficácia bastante satisfatório” ––
Segundo o documento da CPLP, o indicador revela que, desde que o Fundo Especial teve início em 2000, o “‘pilar Cooperação’ tem vindo a crescer de forma sustentada, particularmente a partir de 2008, constituindo-se como uma das principais imagens de marca da organização”.

Entre 2000 e junho de 2014, o Programa Indicativo de Cooperação executou 6,7 milhões de euros, estando em execução cerca de 5 milhões de euros.

“O acompanhamento e monitorização das atividades em execução do PIC permitem observar um grau de eficiência e eficácia bastante satisfatório. Bastará mencionar que mais de 95 por cento das suas atividades estão em execução ou em fase de conclusão, com resultados claramente demonstráveis e com níveis de apropriação elevados”, referem.

Durante o encontro, os Pontos Focais da Cooperação apresentaram propostas de atividades relacionadas com o desenvolvimento agroalimentar, com a capacitação dos sistemas nacionais de estatísticas, de assistência técnica ao centro de informação em proteção social e uma proposta de ação pontual no âmbito da formação de pessoas sobre o combate ao tráfico de seres humanos, no âmbito da justiça penal.

Os Pontos Focais da Cooperação abordaram também a campanha da CPLP “Juntos Contra a Fome”, a II Conferência de Governo Eletrónico e o Projeto de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa na SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral).

A 29ª Reunião dos Pontos Focais de Cooperação e a 19ª Reunião do Conselho de Ministros da CPLP (a ser realizada nesta terça-feira, 22 de julho) serão eventos de preparação que antecedem a 10ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP, a ser realizada em Díli, Timor Leste.  :::

.
Clique aqui para descarregar o comunicado oficial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, da 29ª Reunião dos Pontos Focais de Cooperação da CPLP – Díli, Timor Leste – 17 e 18 de julho de 2014.

.
• Vídeo da 29ª Reunião dos Pontos Focais de Cooperação da CPLP – Díli, Timor Leste:
http://www.youtube.com/watch?v=Y4vgKBb0oh4</embed&gt;

.
–– Extraído da Agência Lusa e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: