Articles

Faleceu o escritor João Ubaldo Ribeiro, membro da Academia Brasileira de Letras

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 19 de Julho de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Da Agência Lusa, do sítio Portugal Digital e da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA)

.
O escritor, jornalista e académico brasileiro João Ubaldo Ribeiro, vencedor do Prémio Camões de 1998 e membro da Academia Brasileira de Letras, faleceu na madrugada da sexta-feira, dia 18 de julho, aos 73 anos, vitimado por embolia pulmonar em sua casa no bairro do Leblon, na Cidade do Rio de Janeiro, anunciou a imprensa brasileira.

Romancista, cronista, jornalista e tradutor, o autor era considerado como o principal discípulo do estilo literário de Jorge Amado.

Nascido na ilha de Itaparica, no Estado de Bahia, em 23 de janeiro de 1941, João Ubaldo Ribeiro formou-se como bacharel em direito na Universidade da Bahia, mas jamais exerceu a profissão. Viveu algum tempo em Portugal, na adolescência, e já adulto, na Alemanha, a convite do Instituto Alemão de Intercâmbio.

Iniciou sua carreira das letras como jornalista no Jornal da Bahia em 1957. Deu seu primeiro passo literário no mesmo ano, colaborando com o conto Lugar e Circunstância, publicado na antologia Panorama do Conto Bahiano.

Aos 21 anos, escreveu seu primeiro livro, Setembro Não Tem Sentido, aos 21 anos. O segundo foi Sargento Getúlio (1971), uma de suas obras mais célebres, que lhe deu seu primeiro Prêmio Jabuti – oferecido pela Câmara Brasileira do Livro – como Melhor Autor em 1972.

Voltou a residir em Portugal em 1981, onde foi colaborador do Jornal de Letras, da Universidade de Lisboa. Em 1984, lançou o romance Viva o Povo Brasileiro, sua obra mais conhecida, que lhe rendeu o segundo Prémio Jabuti, como Melhor Romance do Ano.

Em 7 de outubro de 1993, foi eleito para ocupar a cadeira nº 34 da Academia Brasileira de Letras. E em 2008, venceu o Prémio Camões, principal distinção da literatura de Língua Portuguesa, concedido pelos governos de Portugal e do Brasil, pelo conjunto de sua obra e por sua contribuição para o enriquecimento da Língua.

O escritor foi ainda professor da Escola de Administração e da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia e professor da Escola de Administração da Universidade Católica de Salvador.

João Ubaldo Ribeiro foi colunista de diversos jornais no Brasil e no exterior, como Folha de S. Paulo, O Globo, O Estado de S. Paulo, Die Zeit (da Alemanha) e The Times Literary Supplement (do Reino Unido).

–– O comunicado de pesar da UCCLA por João Ubaldo Ribeiro ––
A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) manifestou pesar pela morte de João Ubaldo Ribeiro, “um grande escritor da Língua Portuguesa”.

“A morte deste romancista é uma grande perda para a literatura brasileira e para toda a literatura e cultura de expressão em português”, destacou a instituição lusófona.

“A UCCLA orgulha-se, ainda, de ter tido a honra de receber a participação de João Ubaldo Ribeiro no I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (I EELP), realizado em 2010, na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte”, leu-se no comunicado de pesar.  :::

.
–– Da Agência Lusa, do sítio Portugal Digital e da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: