Articles

Brasil: projetos do IILP para a Língua Portuguesa internacional apresentados em Belo Horizonte

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 14 de Julho de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Do Instituto Internacional da Língua Portuguesa e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil)

.
Cerca de 50 pessoas, entre alunos, professores e pesquisadores, assistiram no dia 7 de julho à palestra O Português Pluricêntrico do Século XXI, proferida pelo diretor-executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), o professor doutor Gilvan Müller de Oliveira, no auditório principal do Câmpus II do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), em Belo Horizonte.

Em uma apresentação de aproximadamente três horas, Müller abordou, de maneira geral, as estratégias e os esforços de internacionalização da Língua Portuguesa a partir do reposicionamento dos países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Entre essas estratégias estão o Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa (VOC) – que pretende reunir os vocabulários nacionais dos países da CPLP – e o Portal do Professor de Português Língua Estrangeira (PPPLE) – plataforma em linha de ensino de Português como Segunda Língua. As duas ferramentas do IILP criadas em um esforço conjunto de representantes da CPLP para servirem de consulta e de referência no ensino internacional do Português.

De acordo com o diretor-executivo do IILP, ambas as iniciativas fazem com que a Língua Portuguesa passe “de uma Língua pluricêntrica dual, entre Brasil e Portugal, para uma Língua pluricêntrica de fato”.

“Estamos entrando numa Era em que o português pode ser pensado, cada vez mais, como uma Língua plural. Para isso, precisamos tratar todos os países lusófonos como produtores e donos da Língua Portuguesa. Então, nada mais justo que o envolvimento de todos esses países nesses projetos”, explicou Gilvan Müller.  :::

.
–– Extraído do Instituto Internacional da Língua Portuguesa e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: