Articles

Presidentes de Angola e Brasil estarão novamente ausentes da Cimeira da CPLP

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 12 de Julho de 2014 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Agência Lusa e do jornal digital Observador (Portugal)

.
Os presidentes de Angola, José Eduardo dos Santos, e do Brasil, Dilma Rousseff, vão estar ausentes da Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a realizar em Díli, no dia 23, anunciou o governo timorense.

“O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, e a Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, vão estar ausentes da Cimeira” de chefes de Estado e de Governo, anunciou no dia 11 de julho em comunicado o Ministério dos Negócios Estrangeiros timorense.

O mesmo comunicado declara que o chefe de Estado angolano vai ser representando pelo vice-presidente de Angola, Manuel Domingos Vicente. A presidente brasileira será representada em Díli pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo Machado.

Será a segunda vez consecutiva que ambos os presidentes faltarão à Cimeira da CPLP: Dilma Rousseff e José Eduardo dos Santos não compareceram à Cimeira ocorrida em 2012 em Maputo, Moçambique.

–– Relações frias de Dilma Rousseff com Portugal e a Lusofonia ––
A nova ausência de Dilma Rousseff à Cimeira da CPLP não causou surpresa ao Governo da República Portuguesa, pois o Palácio das Necessidades considera que as relações diplomáticas com a governante brasileira não se comparam às mantidas com o seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao contrário de Lula e Fernando Henrique Cardoso, Dilma não escolheu Portugal como destino de sua primeira viagem oficial como presidente. No cargo desde janeiro de 2011, Dilma Rousseff realizou suas primeiras três viagens de caráter oficial para Argentina, Uruguai e Bélgica, e a primeira visita oficial a Portugal ocorreu apenas em 2013: uma visita rápida de dia e meio.

Em março de 2011, esteve em Coimbra para assistir à entrega do doutoramento honoris causa a Lula da Silva, mas não se tratou de viagem de caráter oficial. Fora isto, apenas realizou duas escalas no Porto e em Lisboa, em viagem da Europa para o Brasil, em viagens de caráter privado, sem aviso prévio ao Governo português.

A X Cimeira da CPLP, presidida pelo governo timorense, vai abordar o tema CPLP e a Globalização, assim como a cooperação económica entre os países membros da Comunidade lusófona. A Cimeira de Díli deverá ficar marcada pela entrada da Guiné Equatorial como membro pleno da organização lusófona.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa e do jornal digital Observador (Portugal) ––

Uma resposta to “Presidentes de Angola e Brasil estarão novamente ausentes da Cimeira da CPLP”

  1. Está mais do que evidente, infelizmente, a frieza de Dilma Rousseff para com a lusofonia. Em vez de se preocupar com os PALOPs, Timor-Leste e mesmo com Portugal, prefere se envolver inexplicavelmente em demasia com as repúblicas ditas bolivarianas da América Latina. São parâmetros puramente ideológicos que ditam sua política exterior. É algo a se lastimar profundamente. A identidade linguística, os fortes laços históricos e de sangue que têm os brasileiros com os outros povos lusófonos nada pesam na determinação desta sua política.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: