Articles

O Ensino do Português na China – Lúcia Vaz Pedro

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 6 de Julho de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , ,

A escritora e professora Lúcia Vaz Pedro, especialista em ortografia, elogiou em artigo recente do Jornal de Notícias a iniciativa do Instituto Politécnico de Macau, na China, em organizar o Curso de Verão de Língua e Cultura Portuguesas, que já está em sua 28ª. edição e é direcionado a professores universitários de Macau e da China continental.

O Curso de Verão de Língua e Cultura Portuguesas foi realizado pela primeira vez em 1986 – ainda na época da administração portuguesa –, pelo antigo Instituto Cultural de Macau. E desde 1990 está a cargo da Universidade de Macau, com a colaboração do Instituto Politécnico de Macau e da Direção dos Serviços de Educação e Juventude – este último, um órgão do Governo da Região Administrativa Especial de Macau.

A autora, que participou do evento na Riviera das Pérolas, disse que ali constatou “o interesse que cerca a nossa Língua, a riqueza que, partilhada, se multiplica por esse mundo fora. E os formandos, professores, são o testemunho real desse crescimento global que se transforma num instrumento de comunicação inigualável entre povos tão diferentes.”

Ventos da Lusofonia reproduz na íntegra o artigo assinado por Lúcia Vaz Pedro, publicado em 6 de julho em sua coluna Português Atual, do Jornal de Notícias, de Portugal, sobre o Curso de Verão de Língua Portuguesa e o avanço de seu ensino nas universidades da China.  :::

.
*              *              *

–– O Ensino do Português na China ––

Lúcia Vaz Pedro
do Jornal de Notícias (Porto, Portugal)
6 de julho de 2014

.
É indiscutível o interesse da aprendizagem do Português por todo o mundo.

Esse interesse tem vindo a intensificar-se na China, cujas universidades lecionam a nossa Língua, havendo cada vez mais alunos inscritos.

Assim, o Instituto Politécnico de Macau organizou um Curso de Verão para professores universitários chineses com o objetivo de desenvolver competências nas áreas da Didática da Língua, da Gramática, da Compreensão e Expressão Oral e Escrita e da Literatura e Cultura Portuguesas.

Esse curso ainda está a decorrer: iniciou-se no dia 29 de junho e termina no dia 11 de julho. Está a ser ministrado por professores que, tendo experiência na formação de docentes, se têm esforçado por partilhar conhecimentos e instrumentos essenciais ao ensino da Língua Portuguesa.

Urge realçar o empenho levado a cabo pelo Instituto Politécnico, na pessoa do seu presidente, o professor doutor Lei Heong Iok, e do diretor, professor doutor Carlos Ascenso André, que, conscientes da necessidade de formação de professores, têm procurado dar conta das necessidades dos mesmos, percorrendo as universidades da China e estabelecendo protocolos com as mesmas.

Enquanto formadora e participante neste Curso de Verão, juntamente com os professores doutores Carlos André, Rosa Bizarro e Isabel Poço Lopes, considero que a melhor política de expansão da Língua Portuguesa passa por um ensino adequado e rigoroso, a partir das necessidades diagnosticadas.

Durante a primeira semana de lecionação, constatei o interesse que cerca a nossa Língua, a riqueza que, partilhada, se multiplica por esse mundo fora. E os formandos, professores, são o testemunho real desse crescimento global que se transforma num instrumento de comunicação inigualável entre povos tão diferentes.

Além do Instituto Politécnico de Macau, há outras entidades que têm desempenhado igualmente um papel fundamental no ensino da Língua Portuguesa e que, pela procura que tem registado, quer apostar na formação de professores.

Uma nota final: os alunos chineses trabalham incansavelmente, os professores ainda têm muito prestígio e são respeitados e as aulas são momentos de regozijo para todos aqueles que gostam de ensinar.

Em suma, ensinar Português na China é uma experiência inolvidável; é a união de povos que, tão distantes, ambicionam conhecer a Língua de Camões.  :::

.
PEDRO, Lúcia Vaz. O Ensino do Português na China.
Extraído do Jornal de Notícias – seção DossiêsPortuguês Atual.
Porto, Portugal.
Publicado em: 06 jul. 2014.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: