Articles

Mais alunos estrangeiros no Curso de Português da Universidade do Minho

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 2 de Julho de 2014 by ronsoar Tagged: , , ,

Isabel Vilhena
do jornal Correio do Minho (Braga, Portugal)
2 de julho de 2014

O crescente interesse pela Língua Portuguesa é notório na edição deste ano do Curso de Verão de Português Língua Estrangeira, do BabeliUM – Centro de Línguas da Universidade do Minho.

O 24.º Curso de Verão que se iniciou ontem e decorre até ao próximo dia 25 de julho, tem 72 inscritos (mais 20 alunos do que no ano anterior), oriundos das mais diversas partes do mundo (China, Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Rússia, Canadá, Japão), destacando-se pela sua expressão numérica um grupo de 25 estudantes de Macau.

O boom [expansão ou grande crescimento] registado este ano levou à criação de mais turmas e, consequentemente, à contratação de mais quatro professores.

A um ano de completar as “bodas de prata”, o boom atingido este ano, com mais de 70 inscritos, deixa Micaela Ramon – coordenadora do Curso de Verão de Português Língua Estrangeira (PLE) – bastante satisfeita, o que, na sua opinião, deve-se ao facto de o português estar em expansão, sobretudo nos países asiáticos.

“Há um crescente interesse pela Língua Portuguesa. Não só a Língua Portuguesa na vertente europeia, mas também a Língua Portuguesa como Língua global presente nos cinco continentes. Temos tido um conjunto de solicitações para fazer formação de português para a China, Macau e Timor, mas também acredito que tenha a ver com o facto de ser ano de Mundial de Futebol num país que se fala português. Ou seja, o português está na moda, felizmente para nós”, explicou Micaela Ramon.

A coordenadora do Curso de Verão salienta o facto de este ano contarem com um novo parceiro, que é a Casa do Professor e o seu Cineclube, onde vai decorrer um ciclo de cinema português, no âmbito das atividades de complemento cultural.

“O curso não tem uma vertente exclusivamente académica, mas tem também uma vertente cultural muito forte. Os objetivos do BabeliUM são sempre de dois níveis: são objetivos linguísticos, culturais, mas também objetivos humanistas”, declarou a coordenadora.

“Aqui o nosso principal objetivo é que este grupo de pessoas tão heterogéneo, com línguas tão diferentes, culturas diferentes e religiões, aproveite este mês para aprender português e saiba mais sobre a cultura portuguesa, mas também desenvolva laços de conhecimento, de tolerância, de compreensão, e de apreciação das culturas dos outros colegas”, vincou Micaela Ramon.

Ela ainda frisou que “o objetivo humanístico é muito importante para nós. Ou seja, promover a verdadeira fraternidade entre os povos e promover dessa forma em solidariedade o crescimento das novas gerações.”  :::

.
• BabeliUM – Centro de Línguas da Universidade do Minho
Braga – Portugal:
<http://www.babelium.uminho.pt/>

.
VILHENA, Isabel. Há cada vez mais alunos estrangeiros interessados em aprender português.
Extraído do jornal Correio do Minho (Braga, Portugal)
Publicado em: 02 jul. 2014.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: