Articles

Português é uma das Línguas mais felizes, diz estudo de universidade dos EUA

In Língua Portuguesa Internacional, Lusofonia e Diversidade on 29 de Junho de 2014 by ronsoar Tagged: , , , ,

Catarina Marques Rodrigues
do jornal digital Observador (Portugal)
27 de junho de 2014

.
:::  Os chineses são os que usam palavras menos felizes. Mas, no dia em que faz 800 anos, a Língua Portuguesa é considerada das mais felizes do mundo.  :::

.
Uma equipa de investigadores da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, criou uma base de dados de línguas de todo o mundo e descobriu uma tendência para algumas palavras estarem associadas a uma atitude positiva.

Os profissionais do Laboratório Computacional da universidade selecionaram cem mil palavras de dez idiomas: inglês, espanhol, francês, português, coreano, chinês, russo, indonésio e árabe. Para cada língua, o grupo selecionou as dez mil palavras mais usadas. Depois, pediram aos nativos para avaliarem cada palavra em uma escala de felicidade.

A equipa de investigação recolheu cerca de cinco milhões de avaliações individuais e concluiu que as palavras são “os átomos da linguagem humana – apresentam um espectro emocional com uma inclinação positiva”.

Depois do estudo e da soma final, a conclusão: o espanhol está no topo da lista, seguido pelo português e pelo inglês. O grupo divulgou ainda um dado particular: a mesma palavra tem percentagens diferentes em alguns países. Por exemplo, em uma escala de 1 (mais negativo) a 9 (mais positivo), os alemães dão 3,54 à palavra gift (presente). Os ingleses, pelo contrário, atribuem a posição 7,72 à mesma palavra.

No fundo da lista, está o chinês, que regista a menor inclinação para “palavras positivas”. Mas a relação entre as palavras e o bom ou mau-humor já não é nova. Em 1969, um grupo de psicólogos da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, estudou a forma como as pessoas em diferentes países usavam as palavras. A conclusão serviu de base para esta investigação: as pessoas tendem a usar mais palavras positivas do que negativas.  :::

.
RODRIGUES, Catarina Marques. Português é uma das Línguas mais felizes.
Extraído do jornal digital Observador (Portugal).
Publicado em: 27 jun. 2014.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: