Articles

Aulas de prova da Língua Portuguesa a escolas do Reino Unido

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 27 de Junho de 2014 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Agência Lusa
17 de junho de 2014

.
O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua está a promover aulas de prova da Língua Portuguesa para tentar convencer escolas britânicas a introduzirem o seu ensino como idioma estrangeiro, adiantou a coordenadora geral, Regina Duarte.

“Só perguntamos o número e idade dos alunos que participarão, e enviamos um ou dois professores sem compromisso, que dão uma aula de 30 a 60 minutos”, disse Regina Duarte à Agência Lusa, à margem da conferência anual O Céu É o Limite, realizada na capital britânica sobre o Ensino do Português no Reino Unido.

Durante a “aula de prova”, são ensinadas algumas frases de iniciação em português, como os cumprimentos, os pedidos de serviços, as perguntas sobre local de nascimento ou residência e as despedidas.

“Até agora, ainda fizemos poucas, mas a maioria foram escolas secundárias que até nem têm alunos portugueses e que procuram informação sobre o ensino de línguas estrangeiras”, explicou.

–– Ensino de línguas obrigatório nas escolas primárias britânicas ––
A Coordenação Geral do Camões para o Reino Unido e as Ilhas do Canal funciona integrado na Embaixada da República Portuguesa em Londres. A responsável do Camões admitiu que a Língua Portuguesa está em “concorrência” com outras línguas, como o espanhol e o francês, para conseguir entrar para o programa curricular das escolas britânicas.

O ensino de idiomas estrangeiros já é compulsório nas escolas secundárias, mas a partir de setembro passa também a ser obrigatório para as crianças a partir dos sete anos no ensino primário.

“As aulas de prova são uma forma de mostrar que temos meios para apoiar as escolas nessa decisão: um esquema didático com recursos áudio e vídeo. Mas França oferece um programa completo com todas as aulas”, admitiu.

O Céu É o Limite é uma conferência anual sobre o desempenho do ensino da Língua Portuguesa no Reino Unido como idioma estrangeiro e Língua de família em escolas primárias e secundárias e em universidades que visa partilhar experiências entre vários profissionais do meio.

A conferência foi realizada em 16 de junho de 2014 na sede da Representação da Comissão Europeia no Reino Unido, a Casa da Europa (Europe House), em Londres.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: