Articles

Um presidente democrático para a Guiné-Bissau

In Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 25 de Junho de 2014 by ronsoar Tagged: , , ,

Da Agência Lusa e da Rádio Nacional de Angola (Luanda, Angola)

José Mário Vaz tomou posse como presidente da Guiné-Bissau: o país retorna à normalidade democrática e ao reconhecimento internacional. 

José Mário Vaz tomou posse como presidente da Guiné-Bissau: o país retorna à normalidade democrática e ao reconhecimento internacional.
 

.
A Guiné-Bissau tem desde o dia 23 de junho um novo presidente eleito de forma democrática: José Mário Vaz, do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), o que marca o regresso do país à ordem constitucional, após o golpe de abril de 2012.

O ex-secretário-executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira, será o novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau.

O ex-secretário-executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira, será o novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau.

José Mário Vaz foi eleito à segunda volta a 18 de maio depois de o PAIGC já ter conquistado a maioria absoluta da Assembleia Nacional Popular nas eleições legislativas realizadas a 13 de abril.

O novo chefe de Estado poderá colocar em funções como primeiro-ministro o atual presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, e seu respectivo gabinete de governo.

Domingos Simões Pereira foi o secretário-executivo da CPLP entre 2008 e 2012, na qual desenvolveu ações concretas de parceria e cooperação nos mais variados domínios entre as nações de Língua Portuguesa.

O secretário executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Murade Murargy, compareceu à cerimónia de posse de José Mário Vaz e saudou o regresso da Guiné-Bissau à ordem constitucional, mas considera que o país ainda tem “muitos obstáculos” pela frente.

“É preciso superar muitos obstáculos” no contexto em que “está a viver ainda a Guiné-Bissau. É preciso muito trabalho, muita seriedade e muito patriotismo também”, destacou o diplomata moçambicano.

–– Retorno da Guiné-Bissau à CPLP e à União Africana ––

"A posição de Angola é a da CPLP, pela volta à normalidade constitucional", disse o ministro angolano João Gonçalves Lourenço.

“A posição de Angola é a da CPLP, pela volta à normalidade constitucional”, disse o ministro angolano João Gonçalves Lourenço.

A volta da condução democrática permitiu ao país voltar a normalizar relações diplomáticas e de cooperação com a generalidade da comunidade internacional – que não reconheceu as autoridades de transição nomeadas depois do golpe militar.

“A posição que Angola tomou foi uma posição coletiva, da própria CPLP, no sentido de levar as autoridades guineenses a voltarem à normalidade constitucional. Hoje a posição da Comunidade é diferente, não só na CPLP como a União Africana”, disse o ministro da Defesa Nacional de Angola, João Gonçalves Lourenço.

“E sabemos que na próxima Cimeira de Chefes de Estado [da União Africana], que terá lugar em Malabo, na Guiné Equatorial, o presidente eleito da Guiné-Bissau já terá assento”, informou o ministro, que representou o Chefe de Estado de Angola na cerimónia de posse de José Mário Vaz, em Bissau.

Entre os dias 26 de junho e 1 de julho, José Mário Vaz participará da Cimeira da União Africana em Malabo, o que significa a readmissão da Guiné-Bissau à comunidade de nações do continente africano. E no retorno a Bissau, tomará posse o gabinete de Domingos Simões Pereira, concluindo o retorno do país à normalidade constitucional.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa e da Rádio Nacional de Angola (Luanda, Angola) ––

Uma resposta to “Um presidente democrático para a Guiné-Bissau”

  1. É uma grande esperança ver a Guiné Bissau a trilhar o caminho da democracia! Que não falte o equilíbrio e a sabedoria ao seu povo para a manter viva!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: