Articles

Um programa de rádio para os jovens lusófonos da Austrália

In Defesa da Língua Portuguesa, O Mundo de Língua Portuguesa on 20 de Junho de 2014 by ronsoar Tagged: , , , ,

Do jornal Diário de Notícias – Madeira (Portugal)
10 de junho de 2014

Um programa de rádio comunitário no sudeste da Austrália pretende reforçar a presença da Língua Portuguesa e difundir a música contemporânea às gerações lusófonas mais jovens. 

Um programa de rádio comunitário no sudeste da Austrália pretende reforçar a presença da Língua Portuguesa e difundir a música contemporânea às gerações lusófonas mais jovens.
 

.
O português Manuel Ribeiro pretende aproximar Portugal das gerações mais jovens de lusodescendentes na Austrália, através do programa de rádio Voz Portuguesa, que é transmitido pela emissora comunitária VoxFm, na região de Illawarra, no Estado de Nova Gales do Sul, no sudeste do país.

“A audiência do programa é sobretudo da geração mais velha, contudo, o meu objetivo é cativar as gerações mais jovens”, disse à Agência Lusa Manuel Ribeiro, um portuense de 34 anos que mora há quatro na Austrália com a namorada, também portuguesa e que tem uma bolsa de doutoramento no país.

O português – que faz outros trabalhos na área de jornalismo e diz-se apaixonado por rádio – apresenta o programa Voz Portuguesa, da emissora comunitária VoxFm, situada em Wollongong.

O programa de rádio, em um trabalho voluntário de uma equipa de quatro pessoas, também tem emissões para outras comunidades emigradas, informa a diáspora portuguesa sobre as notícias de Portugal, transmite entrevistas e muita música portuguesa.

“Poderá ser mais fácil [cativar os jovens], pois os estilos musicais produzidos atualmente em Portugal são bem mais atraentes para os jovens. Entretanto, para atingir esse objetivo precisamos de receber mais música portuguesa por parte das editoras em Portugal”, referiu.

–– Há 50 mil lusodescendentes na Austrália ––
Na região de Illawarra, sobretudo na cidade de Warraong, localiza-se uma das comunidades portuguesas da Austrália, com cerca de cinco mil pessoas, segundo Ribeiro. No total, na Austrália há cerca de 50 mil pessoas com nacionalidade portuguesa, segundo dados consulares de 2010, sendo sobretudo uma emigração dos anos de 1950 e seus descendentes.

O programa Voz Portuguesa está no ar desde 1990, na rádio VoxFM para a região de Illawarra, às segundas-feiras. Conta também com transmissão em linha na Internet e com uma página de comunidade no Facebook.

Manuel Ribeiro disse que a emissão em linha da emissora começou em 2013, introduzindo música contemporânea portuguesa. Esta estratégia, com as novas tecnologias, é um fator de aproximação com os mais jovens.

A equipa do programa de rádio 'Voz Portuguesa', apresentada por Manuel Ribeiro, na Austrália: Língua Portuguesa, cultura e música contemporânea. 

A equipa do programa de rádio Voz Portuguesa, apresentada por Manuel Ribeiro, na Austrália: Língua Portuguesa, cultura e música contemporânea.
 

–– “Através do rádio, vai se mantendo o interesse pela Língua” ––
Manuel Ribeiro – que também é formador e consultor de clientes em uma empresa de telecomunicações – disse que estas gerações mais novas têm muitas dificuldades em se expressar “na Língua de Camões”.

Para o jornalista, a distância em relação a Portugal é muito grande e os costumes locais são muito diferentes dos portugueses, fazendo com que gradualmente se percam os hábitos portugueses.

“O outro fator, que justifica os lusodescendentes não falarem o português, entre a segunda e terceira gerações, reside na urgência em integrar os filhos nas comunidades locais, na escola, e assim evitar diferenciação e confrontos culturais, sobretudo nos anos 1970 e 1980 quando os emigrantes eram alvo de xenofobismo”, afirmou.

“Portugal contribuiu para o quase desaparecimento da Língua Portuguesa na Austrália. Embora, atualmente, se esteja a desenvolver esforços no Ensino do Português por parte do Instituto Camões. É, portanto, através de programas como a Voz Portuguesa que se vai mantendo o interesse pela Língua e a proximidade com Portugal”, assinalou.

“Os portugueses têm muito interesse em saber o que se passa em Portugal, sobretudo os imigrantes recentes [dos últimos cinco anos] e lamentam não terem mais acesso aos meios de comunicação portugueses. Queixam-se não haver publicações de qualidade em Língua Portuguesa na Austrália”, afirmou.

O programa de rádio é transmitido para a região de Illawarra, no sudeste da Austrália, e conta também com transmissão em linha na Internet. 

O programa de rádio é transmitido para a região de Illawarra, no sudeste da Austrália, e conta também com transmissão em linha na Internet.
 

–– As rádios lusófonas da Austrália ––
Segundo o jornalista, há algumas rádios na Austrália que emitem programas em português, algumas voltadas para a comunidade portuguesa, embora cada vez menos, e outras para os brasileiros e timorenses.

Manuel Ribeiro disse ainda que a comunidade brasileira é muito grande na Austrália. Há também uma comunidade timorense no país e, atualmente, seriam pelo menos 100 mil falantes de português no país.

Há mais quatro programas de rádio na Austrália para o público lusodescendente. A Rádio Lusitânia em Adelaide, no Estado da Austrália Meridional, é outro programa de rádio comunitária e que também atende outras comunidades multiculturais do sul do país. A Portuguese Radio, de Sidney, e o programa nacional SBS Radio Portuguese, que abrange todo o território da Austrália, também transmitem em Língua Portuguesa. E em Liverpool, na região de Sidney, há ainda um programa de rádio timorense que transmite em português e em tétum.  :::

.
Programa de rádio na Austrália pretende aproximar lusodescendentes a Portugal.
Extraído do jornal Diário de Notícias – Madeira (Portugal).
Publicado em: 10 jun. 2014.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: