Articles

Manifesto em Lisboa pelos 800 anos da Língua Portuguesa

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional on 18 de Junho de 2014 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Agência Lusa

José Ribeiro e Castro e o editor João Pinto de Sousa no anúncio do manifesto sobre a Língua Portuguesa durante a Feira do Livro de Lisboa. 

José Ribeiro e Castro e o editor João Pinto de Sousa no anúncio do manifesto sobre a Língua Portuguesa durante a Feira do Livro de Lisboa.
 

.
No dia 13 de junho de 2014, realizou-se uma sessão de lançamento do Manifesto 2014 – 800 Anos de Língua Portuguesa: uma iniciativa a celebrar os oito séculos volvidos desde o testamento de D. Afonso II (1214), o mais antigo documento régio e ao nível do Estado redigido em Língua Portuguesa.

“Neste manifesto procuramos reunir, simbolicamente, individualidades de diversos países de Língua Portuguesa e de diversas formações, desde um músico até ao Presidente da República de Cabo Verde [Jorge Carlos Fonseca], passando por deputados, professores, autoridades, escritores, linguistas, cineastas, homens e mulheres da cultura”, declarou à Lusa o deputado da Assembleia da República – o Parlamento da República Portuguesa –, José Ribeiro e Castro.

“É uma forma de manifestarmos o nosso apreço, o nosso amor pela Língua Portuguesa e de manifestarmos ao mundo o enorme potencial que a nossa Língua possui como uma grandes Línguas de comunicação internacional neste era da globalização”, sublinhou o deputado português José Ribeiro e Castro.

Ribeiro e Castro esteve no último dia da Feira do Livro de Lisboa, no pavilhão principal da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), onde apresentou a iniciativa do Manifesto 2014 juntamente com o editor João Pinto e Sousa.

O texto esteve aberto à subscrição do público em Lisboa até 15 de junho e terá apresentação oficial no dia da efeméride, a 27 de junho, em evento organizado no Padrão dos Descobrimentos, na capital portuguesa.

A iniciativa, que não ignora o debate à volta da identificação dos primeiros textos em português, pretende tão só, como se afirma no próprio manifesto, centrar-se simbolicamente “nesse dia e ao longo de um ano, para festejar com o mundo inteiro esta nossa Língua: a terceira Língua europeia global e a terceira também das Américas, uma Língua em crescimento em todos os continentes, a quarta mais falada do mundo, a Língua mais usada no Hemisfério Sul”.

Cerca de meio milhão de pessoas visitou a 84ª. Feira do Livro de Lisboa, no Parque Eduardo VII, entre os dias 29 de maio e 15 de junho de 2014. 

Cerca de meio milhão de pessoas visitou a 84ª. Feira do Livro de Lisboa, no Parque Eduardo VII, entre os dias 29 de maio e 15 de junho de 2014.
 

–– Sobre a Feira do Livro de Lisboa: meio milhão de visitantes ––
A 84.ª Feira do Livro de Lisboa realizou-se de 29 de maio a 15 de junho no Parque Eduardo VII, tendo estado presentes 537 editoras e chancelas.

A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), organizadora do evento, admite ter sido ultrapassado o meio milhão de visitantes da Feira do Livro de Lisboa.

O secretário-geral da APEL, Bruno Pacheco, afirmou, sem citar números, que “as vendas, regra geral estiveram acima da média, em alguns casos com aumentos na ordem dos dois dígitos, o que foi reduzindo nos últimos três dias”.

Na Feira lisboeta, houve uma campanha de arrecadação de livros novos ou usados, colocados em dois contentores para crianças até aos 12 anos. Eles serão oferecidos através do Banco de Bens Doados.

Bruno Pacheco afirmou não dispor de dados seguros sobre os resultados da campanha, mas adiantou que dias antes do encerramento da Feira do Livro de Lisboa, foram contados dois mil livros arrecadados.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: