Articles

Macau: a capoeira como “meio de difusão da Língua Portuguesa”

In Defesa da Língua Portuguesa, Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 17 de Junho de 2014 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Agência Lusa e do jornal O Migrante (Santarém, Portugal)
7 de junho de 2014

Um trabalho pioneiro de um mestre celebra os dez anos da prática na China, da capoeira: arte marcial afro-brasileira que mistura dança com luta. 

Um trabalho pioneiro de um mestre celebra os dez anos da prática na China, da capoeira: arte marcial afro-brasileira que mistura dança com luta.
 

.
A capoeira “é um dos melhores meios de difusão da Língua Portuguesa”, defendeu em Macau, no sul da China, o mestre Eddy Murphy, quando a cidade se prepara para celebrar o décimo aniversário da presença da modalidade no país.

O mestre Eddy Murphy e o berimbau, um dos instrumentos da capoeira.

O mestre Eddy Murphy e o berimbau, um dos instrumentos da capoeira.

“A capoeira é a forma mais funcional de transmissão do português no mundo, pois a necessidade de entender os mestres e professores faz com que os participantes tenham interesse, e necessidade, de aprender o idioma” explicou Eddy Murphy.

Responsável pela presença da modalidade na China, o mestre, como é tratado por quem assiste às aulas, explica que todos os “professores e mestres de capoeira são obrigados a aprender português por causa dos movimentos, das aulas e das músicas”, e essa necessidade de aprender passa também para os alunos.

O mestre de capoeira Eddy Murphy salientou, por exemplo, que “nos convívios e encontros internacionais só se ouve português”.

Natural do Brasil, Edilson Almeida – o nome verdadeiro de Eddy Murphy – chegou a Macau em 2002 sem sequer desconfiar que iria assumir-se como o professor e mestre pioneiro da modalidade no outro lado do mundo.

“Fui convidado para fazer parte de um espetáculo em Hong Kong, e depois tudo aconteceu de uma forma natural. Em 2004 consegui começar a dar aulas, e agora, dez anos mais tarde estamos a organizar o II Encontro Internacional e Cultural de Capoeira, aqui em Macau”, disse, não escondendo o orgulho e felicidade sentida.

“Recordo-me bem do momento em que cheguei. A capoeira era uma coisa totalmente desconhecida para os chineses e, por isso, não foi fácil conquistá-los”, partilhou ao explicar que, na sua opinião, “o que leva as pessoas a procurarem a modalidade é a necessidade de se sentirem alegres”.

De acordo com o mestre brasileiro, "todos os professores e mestres de capoeira devem aprender português por causa dos movimentos, das aulas e das músicas". 

De acordo com o mestre brasileiro, “todos os professores e mestres de capoeira devem aprender português por causa dos movimentos, das aulas e das músicas”.
 

–– Dez anos de capoeira na China: mistura de dança com luta ––
Atualmente, o mestre e presidente da Associação Desportiva e Cultural de Capoeira em Macau, conta com mais de 80 alunos, de “variadíssimas nacionalidades”, divididos em três escalões: crianças, adolescentes e adultos.

As celebrações do aniversário da modalidade no país decorreram de 13 a 15 de junho, e contaram com a participação de dez mestres de capoeira oriundos de Singapura, Suíça, Angola, Estados Unidos, China, Filipinas, Brasil, Rússia, Malásia e Canadá.

“O ano passado, organizamos uma aula aberta na praia, mas nesta edição decidimos fazer tudo no mesmo local”, contou.

Levada para o Brasil pelos escravos africanos, sobretudo de Angola, a capoeira surgiu como forma de defesa misturando dança com luta, através de movimentos ritmados, ao som de instrumentos de sopro, percussão e cordas oriundos de África como o berimbau, o pandeiro, o caxixi e o atabaque.  :::

.
–– Extraído da Agência Lusa e do jornal O Migrante (Santarém, Portugal) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: