Articles

Espanha: Navarra pretende aprimorar o Ensino de Português através da leitura

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 16 de Junho de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Das agências EFE e Europa Press

José Iribas e Filipa Soares realizam a entrega simbólica das bibliotecas às escolas do programa de Ensino de Português na comunidade autónoma de Navarra. 

José Iribas e Filipa Soares realizam a entrega simbólica das bibliotecas às escolas do programa de Ensino de Português na comunidade autónoma de Navarra.
 

.
O Instituto Camões de Portugal entregou uma pequena biblioteca com o objetivo de melhorar a aprendizagem da Língua Portuguesa dentro do Programa de Língua e Cultura Portuguesa.

Um total de 152 estudantes de quatro centros da comunidade autónoma de Navarra participam neste programa e, no final deste mês de maio, dois deles – o Esclavas del Sagrado Corazón e o Hijas de Jesús, da cidade de Pamplona – receberam 33 volumes, que abrangem vários gêneros literários, de poesia e contos clássicos a histórias populares e divulgação científica para os níveis do Ensino Primário e Secundário.

O ato foi realizado no Salão do Trono do Palácio de Navarra presidido pelo conselheiro de Educação de Navarra, José Iribas, que destacou que o Português é uma “escolha muito interessante”, porque é uma Língua “projetada para o futuro” e falada por mais de 250 milhões de pessoas tanto em Portugal como no Brasil, em Moçambique, em Angola ou em Macau (na China).

Durante a cerimônia, Iribas declarou que o Português é “um veículo de comunicação para uma vasta parte do mundo”, de modo que a sua aprendizagem permitirá aos alunos “o entendimento com milhões de pessoas.” O conselheiro também observou que o Governo de Navarra faz “uma grande aposta para a aprendizagem de línguas estrangeiras, porque facilita de fazer uma ponte para conhecer outras culturas e ajuda a viajar e a crescer”.

No decorrer da mesma cerimónia, a conselheira da Educação da Embaixada da República Portuguesa, Filipa Soares, expressou seu desejo de que através da leitura esses alunos entrem na Língua “de uma forma lúdica”, o que lhes permitirá “conhecer novas culturas”.

E neste sentido, ela destacou “o privilégio” que têm os jovens de conhecer tantas línguas, pois, “em um mundo global, quanto mais idiomas soubermos, melhor”. E é uma oportunidade para os jovens tornarem-se “cidadãos do mundo”.

–– Como é o Programa de Língua Portuguesa em Navarra ––
O Programa de Língua e Cultura Portuguesa de Navarra não é voltado apenas aos estudantes de origem portuguesa, mas está aberto a todos os alunos. Neste curso, 24 dos 152 alunos participantes têm lusodescendentes, 88 são espanhóis e 40 de outras nacionalidades.

Os alunos são divididos em onze grupos, de acordo com a sua idade e o nível de conhecimento que têm da Língua. As aulas estão a cargo da professora Daniela Teles.

As aulas são reconhecidos pelo Ministério da Educação, embora não tenham caráter oficial ou registo curricular. Desenvolvem-se dentro e fora do horário escolar, conforme o caso, com duas sessões de aproximadamente 50 minutos por semana.

O Programa de Língua e Cultura Portuguesa foi introduzido em Navarra durante o ano letivo de 1988/1989 para atender aos filhos de pessoas vindas de Portugal. Atualmente tem um caráter mais de competências, do ensino da Língua Portuguesa e da cultura de Portugal, com resultados positivos.

Tanto que dois estudantes do Instituto Julio Caro Baroja, de Pamplona, que participou do Concurso Internacional de Leitura promovido pelo Instituto Camões ficaram na segunda e na terceira posição na fase territorial de Espanha e Andorra, coordenada pela Embaixada da República Portuguesa em Espanha.  :::

.
–– Extraído das agências EFE e Europa Press ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: