Articles

As celebrações do 10 de Junho – o Dia de Camões ao redor do mundo

In Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 9 de Junho de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , , ,

Do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Portugal)

.
Em diversos países do mundo ocorrerão as celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a 10 de junho, sobressaindo na programação de 2014 uma vasta oferta de eventos musicais.

Na Europa, América ou África, multiplicam-se as festividades alusivas a esta data simbólica, materializadas sobretudo em propostas de fruição cultural, como festivais, exposições, concertos e apresentações de cinema.

Atividades especialmente vocacionadas para crianças, conferências, momentos literários e um Campeonato de Língua Portuguesa são outras das iniciativas previstas para o dia 10 de junho ou, nalguns casos, para datas próximas, já que alguns dos programas se prolongam durante toda a semana ou até ao final do mês.

Na sua maioria, as comemorações são organizadas pelas Embaixadas de Portugal nos diferentes países, com o apoio do Camões, IP. Abaixo, alguns dos eventos do 10 de Junho pelo mundo.

.
*              *              *

–– Histórias da imigração portuguesa ––
Está em cartaz na Alemanha, desde o dia 5 de junho, a exposição Histórias Portuguesas – 50 anos de Imigração Portuguesa, na Câmara de Comércio de Hamburgo e no Museu de Etnologia de Hamburgo. Ocorreram ainda um seminário dedicado ao tema da recuperação económica de Portugal e uma homenagem ao legado secular judaico-português da cidade.

Em Ancara, capital da Turquia, a recepção O Valor Português no Mundo será organizada pela Embaixada de Portugal e dirigida à comunidade portuguesa, a académicos de diversas universidades, estudantes de português da Universidade de Ancara e diversos agentes culturais e artistas locais. A recepção contará com um concerto pela fadista portuguesa Ana Lains, seguindo-se a apresentação da exposição Potencial Económico da Língua Portuguesa acompanhada por vídeos promocionais do Turismo de Portugal.

–– Homenagem a Aristides de Sousa Mendes ––
Serão inauguradas duas exposições, em Vigo, nas Galiza (Espanha): Escritores Diplomatas e Realmente, Eu Desobedeci, Mas a Minha Desobediência Não Me Desonra. A primeira exposição pretende representar uma rigorosa seleção de escritores diplomatas, dando relevância às suas obras literárias. A segunda é essencialmente dedicada à figura do diplomata Aristides de Sousa Mendes. Contará com a presença do neto, dr. António de Sousa Mendes, que relatará muitas histórias deste ilustre e honrado português. As exposições serão entre os dias 10 e 30 de junho, no Centro Cultural Português de Vigo.

–– Concertos de música portuguesa no Brasil e na Espanha ––
No dia 13 de junho, o cantor António Zambujo, em apresentação em São Paulo, Brasil, em espetáculo musical com as cantoras Mariana Aydar e Roberta Sá, e com a participação da atriz e cantora portuguesa Maria de Medeiros. O evento será realizado na Sala São Paulo de música erudita, na antiga Estação Ferroviária Júlio Prestes.

No mesmo dia, no Centro Cultural Capitol, em Cáceres, realiza-se um concerto de música portuguesa, com o grupo Lacre. O concerto é organizado pelo Camões, I.P. – Centro de Língua Portuguesa em Cáceres, com o apoio da Deputação Provincial de Cáceres e do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças.

–– Concerto de fado com artistas japoneses ––
A exposição Espaços 2014 apresentará em Tóquio, entre os dias 9 e 15 de junho, os trabalhos da artista portuguesa Adelaide Barbosa e do artista japonês Sohei Yamamoto. Haverá a abertura de uma miniloja para os dias 14 e 15 de junho com a venda de vários produtos portugueses, no âmbito da abertura do Mundial de Futebol no Brasil. E, no dia 15 de junho, um concerto de fado, com a atuação da fadista japonesa Kumico Tsumori, acompanhada pelo guitarrista Masahiro Iizumi.

–– Campeonato de Língua Portuguesa em Moçambique ––
O Campeonato de Língua Portuguesa, a se realizar no país africano lusófono no 10 de Junho, consiste em uma prova escrita, destinada aos estudantes da Universidade A Pedagógica e aos alunos das escolas secundárias em Niassa e Nampula, tendo como principais objetivos promover uma postura reflexiva sobre a Língua Portuguesa e desenvolver as suas competências de expressão escrita. O Campeonato terá lugar nos Centros de Língua Portuguesa de Niassa, Nampula, Beira, Quelimane, Gaza e Maputo.

.
*              *              *

Mais informações sobre as celebrações do 10 de Junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas – nesta página do sítio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.  :::

.
Celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Extraído do sítio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Portugal).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: