Articles

Uma página da Internet contra o exagero de anglicismos no meio corporativo

In Defesa da Língua Portuguesa on 8 de Junho de 2014 by ronsoar Tagged: , , , , ,

Baseado em reportagens do portal Terra Brasil e da revista Época Negócios (Brasil)

Uma página do serviço de microblogues Tumblr ironiza o exagero de anglicismos na Língua Portuguesa usada nos ambientes corporativos. 

Uma página do serviço de microblogues Tumblr ironiza o exagero de anglicismos na Língua Portuguesa usada nos ambientes corporativos.
 

.
Nos anos recentes, o Brasil ganhou projeção internacional com o crescimento da economia e a expansão de seu mercado consumidor. Assim, o país sul-americano tornou-se candidato a potência da economia mundial no futuro próximo, e passou a ser um destino atrativo para negócios vindos do exterior.

Porém, o uso de uma enxurrada de termos em inglês para falar de negócios tornou-se um ato recorrente entre diversos profissionais no meio corporativo, como executivos, profissionais de comunicação, de vendas e de marketing (ou estratégia de mercados).

Há uma página do Tumblr – serviço de blogs (ou blogues) criado em 2007 e que permite aos usuários a publicação de textos, imagens, vídeos, links (ou ligações ou enlaces), citações e áudios – que aponta esse vício de linguagem de muitos profissionais brasileiros que recheiam sua comunicação em português com estrangeirismos – sobretudo os de língua inglesa – no ambiente de trabalho.

Trata-se do Português para Executivos, criado em abril deste ano e que, de forma tanto ironizada quanto didática, exibe quantos termos em inglês aparecem usados no dia a dia pelos escritórios brasileiros.

No estilo semelhante ao das páginas de empresas na Internet, com fotos padronizadas, o site (ou sítio da Internet) mostra palavras ou expressões em inglês muito usadas por executivos, como call (ligação ou chamada), coffee break (lanchinho), deadline (prazo), device (dispositivo), feedback (retorno), networking (contatos ou trabalho em rede) e ASAP (urgente) – expressões que poderiam muito bem ser ditas ou escritas em português na íntegra.

E ainda, através de exemplos, o Português para Executivos destaca os termos em inglês em vermelho para, em seguida, ensinar como poderia ser usado um termo sinônimo em português, que aparece em vermelho. Assim, torna-se uma ajuda para os profissionais viciados em misturar português com inglês.

Na apresentação da página do Tumblr, já se declara o público-alvo: “Você que é um executivo brasileiro, está tendo problemas com seu Português de Negócios, e por isso precisa usar o vocabulário de outros países.” O criador conclama os executivos visitantes da página para que aprendam “uma, ou duas palavras, para enriquecer seu day by day business“.

A página foi criada pelo publicitário Rafael Hessel. “Durante uma reunião que fizemos, anotei todos os termos estrangeiros, e vi que era um monte. Quis tirar um sarro e criar uma discussão sobre isso”, disse em entrevista à revista Época Negócios.

O Português para Executivos já chegou a ter 100 mil visitantes em apenas um fim de semana. De acordo com Hessel, o blogue com fotos é muito visitado por profissionais do mercado financeiro, do direito e das áreas ligadas às tecnologias de ponta.

Portanto, os executivos não mais precisarão durante o coffee-break pedir um feedback dos clientes após o meeting para “startar” o projeto ASAP. Basta, durante a pausa do lanche, pedir um retorno dos clientes após a reunião para iniciar o projeto o mais breve possível. E em bom português.  :::

.
–– Com base em reportagens do portal Terra Brasil e da revista Época Negócios (Brasil) ––

.
*              *              *

Leia também:
O português do Brasil e a “mania de macaquear” com estrangeirismos – 31 de março de 2013
Preparando o Português para ser a “Língua da ciência” – 23 de setembro de 2012

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: