Articles

O desafio de ensinar Português a crianças surdas

In Língua Portuguesa Internacional, Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 3 de Junho de 2014 by ronsoar Tagged: , , , ,

Do Ministério da Educação do Brasil e da revista Sentidos (São Paulo, Brasil)

1acd- Alfabeto Libras - Criança Escrevendo.
Nos países da Lusofonia, o aprendizado da Língua Portuguesa mostra-se essencial para a inclusão social das pessoas surdas, que primeiramente aprendem a se comunicar através das línguas gestuais locais.

“Aprender é fundamental, pois apesar de ter a Libras como primeira língua, o surdo necessita aprender o português na modalidade escrita como segunda língua, para se comunicar e ter acesso ao conhecimento e à cultura local”, afirmou a professora brasileira Mônica Gargalaka, especialista em educação para surdos de São Paulo.

A criança surda tende a ter contato tardio com a Língua Portuguesa, pois ela tem primeiro a comunicação pela língua gestual. E para terem acesso ao ensino formal, é necessário o aprendizado da Língua Portuguesa, o que para elas torna-se uma segunda Língua.

Com esse propósito de integração das crianças surdas às redes de ensino, os professores devem ser bem treinados e capacitados para atender a esses alunos com um plano de ensino especial para tornar essas crianças bilingues: em Língua Portuguesa e em língua gestual. No caso brasileiro, a língua gestual da comunidade surda é a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O método de Ensino de Português para surdos deve valorizar o seu mundo visual: o seu principal meio de recepção de mensagens. “Toda a metodologia é bem visual, pois o canal mais importante para o surdo é a visão. É na leitura que as crianças farão suas hipóteses sobre o funcionamento da língua portuguesa. As hipóteses elaboradas visualmente serão testadas à medida que as crianças surdas tenham acesso às atividades que envolvam a escrita”, relata a pedagoga Mônica.

–– Obras digitalizadas sobre Ensino de Português para surdos ––
O Ministério da Educação do Brasil disponibilizou em seu portal na Internet dois livros sobre o ensino da Língua Portuguesa para surdos.

O primeiro título é Ideias para Ensinar Português para Alunos Surdos, de Ronice Müller de Quadros e Magali Schmiedt, lançado em 2006. O livro contém um conjunto de propostas de atividades para o ensino da Língua Portuguesa escrita para alunos surdos, desde a alfabetização até os anos iniciais do Ensino Fundamental. Além de ajudar o professor no desenvolvimento de práticas educacionais na sala de aula comum e no atendimento educacional especializado.

A outra obra é Ensino de Língua Portuguesa para Surdos – Caminhos para a Prática Pedagógica, feito por quatro autoras: Heloisa Maria Moreira Lima Salles, Enilde Faulstich, Orlene Lúcia Carvalho e Ana Adelina Lopo Ramos. A publicação lançada em 2004, em dois volumes, ajuda os professores de português da Educação Básica na instrução à escrita de alunos surdos que já se expressam pela Língua Brasileira de Sinais.

–– “Tenho mais segurança e comemoro minha autonomia” ––
Um dos estudantes que comprovam a importância desse ensino especial do português é Renan Santos Souza, de 16 anos, de uma escola municipal de São Paulo: “Hoje tenho mais segurança ao conversar com ouvintes que não sabem Libras. Comemoro minha autonomia ao ler textos e mandar mensagens via Internet, celular e cartas”, fala pela língua gestual.

O estudante diz que apenas mostra mais dificuldades em entender palavras de significado mais complexo. “Tenho ainda dificuldades de gramática, porque a estrutura gramatical de Libras é muito diferente, mas sigo exercitando e sou perseverante.”  :::

.
Clique aqui para ler a reportagem da revista Sentidos (de São Paulo, Brasil), datada de 2011, sobre o ensino especial da Língua Portuguesa escrita para as crianças públicas da rede municipal de ensino de São Paulo.

.
–– Extraído do Ministério da Educação do Brasil e da revista Sentidos (São Paulo, Brasil) ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: