Articles

Alberto da Costa e Silva vence Prémio Camões de 2014

In Defesa da Língua Portuguesa, Lusofonia e Diversidade, O Mundo de Língua Portuguesa on 1 de Junho de 2014 by ronsoar Tagged: , , , ,

Da Agência Lusa e da Agência Brasil
30 de maio de 2014

.
Prémio CamõesO poeta, diplomata e historiador Alberto da Costa e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2014. O nome do brasileiro foi anunciado em Lisboa, no dia 30 de maio.

Instituído pelos governos do Brasil e de Portugal, o Prémio Camões é concedido desde 1989 a escritores que tenham contribuído para o enriquecimento da Língua Portuguesa. O júri é composto por dois representantes do Brasil, dois de Portugal e dois membros de países africanos que tenham o português como Língua oficial.

Neste ano, o prémio, em sua 26ª edição, teve como jurados os escritores Affonso Romano de Sant’Anna, Antonio Carlos Secchin, Mia Couto e José Eduardo Agualusa, a professora universitária Rita Marnoto e o jornalista José Carlos Vasconcelos.

O júri justificou a escolha, por unanimidade, pela “elevada qualidade em todos os géneros” literários, aos quais Costa e Silva se dedicou, e salientou também a sua “escrita refinada”, que construiu “pontes entre os povos”.

–– Prémio Camões “em ótimas mãos” ––
Nascido em São Paulo, em 1931, Alberto da Costa e Silva é diplomata, historiador, memorialista e atual orador do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Desde 2000, ocupa a cadeira número 9 da Academia Brasileira de Letras. Especialista em África, escreveu 26 livros de poesia, memória e história.

Foi embaixador do Brasil em Lisboa, de 1989 a 1992, seguindo então para Bogotá, na Colômbia, depois de ter ocupado cargos de representação em diferentes capitais, como Caracas, Roma ou Washington. O autor brasileiro é correspondente da Academia de Ciências de Lisboa.

Filho do poeta Antônio Francisco da Costa e Silva, o escritor recebeu o principal prémio da literatura brasileira – o Prémio Jabuti em 1997 pelo livro de poesias Ao Lado de Vera. Em 2004, foi eleito “Profissional do Ano” pela União Brasileira de Escritores.

Alberto da Costa e Silva fez parte do júri do Prémio Camões nas edições de 2001, 2003 e 2013. Agora, receberá 100 mil euros como o vencedor do Prémio Camões.

Em nota, a ministra da Cultura do Brasil, Marta Suplicy, comemorou o prémio. “A premiação de Alberto da Costa e Silva é mais um reconhecimento que a cultura brasileira merecidamente recebe. O Prémio Camões 2014 está em ótimas mãos”, destacou.

–– “Um tanto perplexo” e “sumamente feliz” com o prémio ––
Em entrevista à Agência Lusa, Alberto da Costa e Silva disse ter ficado “perplexo” e “sumamente feliz” com a decisão do júri.

“Soube que a decisão foi unânime e, embora esteja ainda um tanto perplexo, a minha alegria é muito grande. Qualquer escritor que tivesse sido galardoado com o Camões ficaria honrado”, afirmou Costa e Silva, em nota divulgada pela Academia Brasileira de Letras.

–– Sobre o Prémio Camões ––
O Prémio Camões é o maior galardão literário dedicado à literatura em Língua Portuguesa, instituído em 1988 pelo Protocolo Adicional ao Acordo Cultural entre o Governo da República Portuguesa e o Governo da República Federativa do Brasil. Segundo se lê no acordo, visa “consagrar anualmente um autor de Língua Portuguesa que, pelo valor intrínseco da sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do património literário e cultural da Língua comum”.

Miguel Torga foi o primeiro escritor a ser distinguido com o prémio em 1989. Portugal e Brasil já contam com 11 autores distinguidos com o Prémio Camões. Angola e Moçambique com dois. Cabo Verde conta com a premiação dada a  Arménio Vieira em 2009. Somente o escritor angolano José Luandino Vieira recusou o prémio, em 2006.

O júri reúne-se e anuncia o distinguido, intercaladamente, em Portugal e no Brasil. O escritor moçambicano Mia Couto foi o vencedor do Prémio Camões em 2013.

Desde a criação do Prémio Camões, 11 autores brasileiros foram laureados, entre os quais estão João Cabral de Melo Neto (1990), Rachel de Queiroz (1993) e Jorge Amado (1994).

.
–– Extraído da Agência Lusa e da Agência Brasil ––

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: